Você já deve ter ouvido falar que o corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água, certo? Esse líquido assume alguns papéis essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar do organismo, auxiliando na regulação da temperatura corporal e no funcionamento dos órgãos. Além disso, beber água também ajuda a eliminar toxinas, contribuindo com a lubrificação de mucosas e condução dos nutrientes.
No entanto, mesmo com toda a sua importância, a água ainda é consumida de forma insuficiente por grande parte dos brasileiros. Segundo estudo realizado pela Danone Research, apenas 58,2% dos entrevistados cumpriram as recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) para a ingestão total de líquidos – cerca de 2 litros para homens e 1,6 para mulheres.
Entre as crianças e os adolescentes brasileiros, essa porcentagem é ainda menor… Mais de 30% não atenderam as indicações. Pensando nisso, a nutricionista Cyntia Maurren, da Superbom, listou os principais motivos que tornam a água indispensável para o organismo, além de algumas dicas valiosas. Confira!
Benefícios de beber água para o funcionamento do organismo
Vantagens
De acordo com a especialista, as atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está devidamente hidratado.
“Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação também reflete na aparência e na textura da pele. Sem contar com a sua importante atuação para a execução das atividades físicas, que também são influenciadas pelo consumo de água”, explica.
Consequências
Se beber água oferece tantos pontos positivos, ingerir o líquido em quantidade menor do que a recomendada pode trazer diversos malefícios à saúde. Entre eles estão o cansaço, fome anormal ou ganho de peso, falhas no sistema circulatório, constipação, retenção de líquidos, déficit de atenção e memória, mau hálito e baixo desempenho atlético.
Quantidade necessária
A nutricionista reforça que, mesmo que a recomendação mínima seja de dois litros de água por dia, cada organismo apresenta uma necessidade diferente de hidratação. Para isso, existem alguns cálculos que permitem saber a quantidade ideal do líquido para o indivíduo.
“Isso é medido de acordo com a quantidade de energia que é gasta por dia. Por exemplo, uma pessoa que gasta uma média de duas mil calorias diariamente, irá precisar tomar cerca de 1 ml de água por caloria. Para facilitar, você também pode fazer o cálculo de 35 ml por kg de peso que possui, garantindo uma boa ingestão diária”, ensina.
Além disso, vale lembrar que o cuidado com a hidratação deve ser ainda maior com a chegada dos dias quentes neste verão. Afinal, é necessário repor o líquido que costuma ser perdido com o suor.
Outras opções
Sucos naturais, chás sem açúcar e frutas in natura também podem entrar na contagem de líquidos necessários por dia. Entretanto, não se deve deixar de lado a água pura, já que ela é protagonista quando falamos em hidratação. “Quando você bebe somente sucos, além do líquido, também ingere calorias e açúcares, o que pode ser contraindicado dependendo das suas condições de saúde”, diz a profissional.
Dica extra: como começar
“Algumas pessoas podem achar impossível beber dois litros de água por dia, mas a dica é ir consumindo aos poucos; e não grandes quantidades de uma vez. Comece o seu dia sempre com um belo copo de água e distribua os outros nos intervalos das refeições. Você logo sentirá os benefícios”, finaliza. Deixar uma garrafinha sempre por perto também pode ajudar bastante!
Colaboração: Cyntia Maurren, nutricionista da Superbom, empresa especializada na produção de alimentos saudáveis | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha
Leia também:
- Benefícios da melancia: saiba como aproveitar o melhor da fruta no verão
- Dieta no verão: dicas saudáveis para emagrecer no clima quente
- Retenção de líquido: saiba o que fazer para evitar o inchaço