Se há uma cidade que pode brigar com Florianópolis pelo título de destino preferido em Santa Catarina é Balneário Camboriú. E, para a disputa, a cidade recorre às suas mais belas armas, ou seja, seu litoral. São nove praias, cada uma a seu jeito: calma, de ondas fortes, com areia grossa, movimentada, isolada, de naturalismo… Pouco importa o estilo, já que o efeito que todas causam é o mesmo: sensação de tranquilidade e muita diversão.
Na hora de conhecê-las, comece pela Praia Central. É lá onde tudo acontece! Bastante movimentada e urbanizada, o local oferece completa infraestrutura aos visitantes. A cerca de 6km do centro, situa-se a pequena Praia de Laranjeiras, rodeada de águas tranquilas perfeitas para banhistas e adeptos de esportes náuticos.
Já a paisagem agreste e o mar agitado são os destaques das praias do Buraco e de Taquarinhas, enquanto sua vizinha, Taquaras, beneficia-se do ritmo tranquilo de suas ondas cristalinas. Mais selvagens, Estaleiro e Estaleirinho enchem os olhos com as luxuosas construções fincadas às voltas das faixas de areia grossa.
No Pontal Norte, é a Praia do Canto que impõe a beleza de seu mar límpido e manso, enquanto isso a do Pinho guarda um diferencial: é a primeira de naturismo do país.
E se o litoral de Camboriú já é lindo à beira mar, a paisagem apreciada de cima é ainda mais fascinante. A melhor vista é dos bondes aéreos do Parque Unipraias, que ligam as estações da Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras. O passeio é imperdível para os turistas que queiram desfrutar dos melhores atrativos do município e de um ângulo mais do que privilegiado.
Aventura em Balneário Camboriú
Se já não bastassem as praias de paisagens únicas, a cidade ainda possui vocação para o ecoturismo. No Parque Ecológico Rio Camboriú, os turistas podem explorar as seis trilhas que avançam pela Mata Atlântica preservada e revelam tesouros da flora e fauna locais. Além da paisagem que se descortina a cada passo, os visitantes podem levar de lembrança chás medicinais de plantas cultivadas no horto ali existente.
Para os mais corajosos, a melhor pedida é desbravar o Complexo Morro do Careca, um dos pontos mais altos do município. De lá, a vista é recompensadora e serve de cenário para os adeptos do voo livre. Também vale descer o morro usando as cordas do rapel ou as estacas da escalada. Por ali, o que importa é a adrenalina!
E se a intenção é se divertir nas alturas, não deixe de conhecer o Parque de Aventuras, no qual poderá experimentar o inusitado arvorismo acrobático. A aventura começa pelo percurso, feito em um bondinho que sai da Estação de Embarque na Barra Sul. Lá em cima, trilhas suspensas nas copas das árvores em meio à mata nativa desafiam os turistas.
Para garantir mais emoção ao passeio, os visitantes escalam redes, caminham sobre cabos de aço, entram em cavernas, equilibram-se em estribos e deslizam em tirolesas. Tudo, claro, lá no alto e com direito a vista panorâmica da rica área verde da cidade.
Vida noturna
A noite em Balneário Camboriú não se limita aos quiosques à beira mar. Cervejarias, cachaçarias, bares com música ao vivo e casas noturnas mantêm os turistas bem acordados madrugada adentro.
Há também boas opções para quem prefere um passeio tranquilo. No cardápio de atrações, destacam-se as sorveterias, cafés coloniais e restaurantes, que têm como plano de fundo o azul do Oceano Atlântico.
LEIA TAMBÉM
- Itapema: onde ondas fortes e águas calmas garantem férias incríveis!
- Bombinhas: conheça o município que abriga belíssimas praias
Texto: Redação Edição: Érica Aguiar