Sim, moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas mesmo por aqui, com toda a tropicália e tropicalismo, faz frio durante o inverno. Agora, imagine você, visitar um país, digamos na Europa, onde as temperaturas são menores que as do Brasil durante o ano inteiro e, ao chegar o inverno, os termômetros beiram os 0° Celsius. Pois é, nessas horas é importante estar preparado para as baixas temperaturas.
Tudo deve começar no preparo das malas. A ideia é escolher o necessário e fazer caber tudo na mala. É aí que a coisa fica difícil. Em uma viagem de verão, geralmente levamos roupas mais leves, que ocupam menos espaço e facilitam nossas vidas. No inverno, tudo muda. Uma jaqueta ocupa um espaço considerável se comparado a uma camiseta, por exemplo. Além disso, outros itens, como gorro, luvas e cachecol acabam sendo indispensáveis e nós temos que dar um jeito de encaixar tudo na bagagem.
As malas para um bom inverno
Uma boa solução é optar por agasalhos com tecidos mais modernos, que mesmo leves e compactos, possuem eficiência na hora de proteger do frio. É o caso das capas quebra vento e moletons com revestimento interno de felpo. Os agasalhos fabricados em nylon costumam ser mais eficientes que os de lã para encarar o vento, pois possuem uma trama mais fechada.
Quando o assunto é calça, vale a pena investir em uma calça de legging ou tecido similar para usar por baixo do jeans ou da sarja. É uma forma discreta e eficiente de se agasalhar sem andar por aí parecendo um boneco de neve.
Na escolha dos sapatos você deve priorizar o conforto, sempre. Sapatos de salto médio ou baixo, além das botas de cano curto são boas pedidas. Solados mais grossos ajudam a suportar o frio, por isso fique atento a esse detalhe.
Todas essas alternativas irão fazer com que você se proteja do frio intenso e ainda economize um bom espaço em suas malas. Outra dica: nos países mais frios, ambientes internos costumar ser aquecidos. Portanto, prese por usar boas roupas leves embaixo dos agasalhos, pois tirá-los em locais fechados é uma prática comum.
Dica bônus: não se esqueça que o período em que o inverno ocorre é determinado pela localização do país no globo. Enquanto no Hemisfério Sul o inverno ocorre entre junho e setembro, no Hemisfério Norte ele ocorre entre dezembro e março.
LEIA TAMBÉM
- Apesar de intenso, o inverno europeu oferece muitas vantagens aos viajantes
- 5 dicas essenciais para quem quer vencer o medo de avião