Para ter uma alimentação menos calórica, você não precisa abrir mão de alguns alimentos. Antes conhecidos como grandes inimigos da perda de peso, o chocolate, o macarrão, a maionese e o ovo agora foram permitidos na dieta. Esses vilões passaram a ser aceitos nos cardápios dependendo da quantidade e da versão consumida.
Macarrão
O tão temido carboidrato é um dos alimentos permitidos na dieta. Porém, prefira a versão integral, que além de fornecer bastante energia para suas atividades diárias é fonte de fibras, nutrientes essenciais na prevenção de prisão de ventre, obesidade, colesterol alto e diabete. O macarrão pode ser consumido na dieta, mas com moderação. Evite preparos com creme de leite e aposte em molho de tomate.
SAIBA MAIS
Dieta do chá da folha da batata-doce
Boa ou ruim? Conheça os tipos de alimento que ajudam na dieta
Como usar as oleaginosas a favor da dieta
Café
Rico em minerais, vitaminas e substâncias antioxidantes, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, depois da água. Para colher os benefícios, opte pelo café feito em casa, normalmente, com filtros ou coador de pano. Mas, atenção, cuidado com o consumo exagerado. Beba de 3 a 4 xícaras pequenas por dia com adoçante.
Ovo
Foi considerado por muito tempo um alimento prejudicial à saúde, pois tinha a fama de aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas pela grande quantidade de colesterol. Hoje, sabe-se que o ovo é uma ótima fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. O consumo de 3 a 4 vezes por semana é saudável e isento de efeitos nocivos sobre a taxa de colesterol
Chocolate
O cacau, presente em aproximadamente 70% desse alimento, é benéfico para o sistema circulatório, tem propriedades anticancerígenas, possui estimulantes cerebrais e combate diarreias, além de melhorar o humor. Mas, se você não quer ganhar peso, consuma com moderação. O recomendado é comer até 30g (cerca de dois quadradinhos) por dia.
Maionese
Uma característica importante de algumas maioneses é possuir um tipo de gordura não produzida pelo nosso organismo e importante para nossas funções metabólicas e vitais, o ácido alfalinoleico, encontrado também no óleo de girassol. Para não detonar a dieta e a saúde, escolha as maioneses na versão light, pois possuem menos calorias.
Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Dieter Steinke, nutricionista da SNC; Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS); Lilian Speziali, nutricionista de Belo Horizonte (MG), Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ)