Os ingredientes que são produzidos com “sementes naturais, sem agrotóxicos ou aditivos químicos e colhidos no tempo certo são conhecidos como orgânicos”, explica Tércia Castro, nutricionista da Nação Verde. E as vantagens de incluí-los no cardápio, de acordo com a profissional, são inúmeras. “Por não apresentarem substâncias químicas nocivas, os nutrientes desses alimentos são melhores absorvidos pelo nosso organismo, promovem maior saciedade e disposição”, afirma. Por isso, inclua imediatamente os alimentos orgânicos na dieta!
Aposte neles!
A dieta detox funciona como uma faxina para o organismo, pois elimina as toxinas presentes no nosso corpo. Ao consumir um alimento repleto de agrotóxicos, você acaba prejudicando essa limpeza. Portanto, para desintoxicar de maneira saudável, é recomendado que essa dieta seja realizada com produtos orgânicos e muito bem higienizados.
Orgânicos são caros, o que fazer?
Caso você compre a versão comum dos alimentos, por conta de serem mais em conta e facilmente encontrados em mercados, é extremamente importante realizar uma boa higienização. A chef Leticia Vilardo separou algumas dicas:
– O lugar que será usado para a limpeza dos alimentos – pia, tanque ou bancada – deve ser higienizado antes da chegada dos produtos, para prevenir qualquer risco de contaminação cruzada.
– As hortaliças devem ser lavadas em água corrente, removendo terra, sujeira ou outros contaminantes físicos.
– Depois, é importante que estes alimentos fiquem de 15 a 20 minutos imersos em uma bacia ou recipiente contendo água com cloro (1 colher de água sanitária para cada litro de água).
Consultorias: Leticia Vilardo, chef gastronômica e autora do livro Alimentos Funcionais – A Prevenção Começa na Mesa – Teoria e Prática; Tércia Castro, nutricionista da Nação Verde
LEIA TAMBÉM
- Limão e berinjela na dieta: uma dupla que detona até 8kg em 1 mês
- Saiba como usar a laranja para perder peso com saúde
- Dieta da água aromatizada: inclua a bebida na dieta e perca até 3kg em 1 semana