Se você está esperando um bebê linda e sorridente, saiba que não é necessário, como várias futuras mamães pensam, comer em dobro. Pelo contrário, você pode consumir, no máximo, até 300 calorias a mais que quando não estava grávida e, de preferência, que venham de alimentos vitamínicos para que o seu bebê nasça saudável. As atividades físicas também dever fazer parte da rotina para que a sua gravidez e o pós-parto sejam saudáveis. Veja as dicas!
Quantos quilos posso engordar durante a gravidez?
Caso você esteja com o peso ideal, pode engordar entre 11 e 16 quilos, mas se estiver com alguns quilinhos a mais, não exagere, pois poderá ganhar entre 7 e 11 quilos. E se estiver muito magrinha, entre 12 e 18 quilos é o ideal para que a sua criança nasça forte e saudável. Porém, se está grávida de gêmeos, é natural que engorde um pouco mais que o recomendado. Contudo, sempre peça a orientação do seu obstetra para ter certeza quanto aos seus números.
Que alimentos devo comer?
Para que você e o seu bebê tenham uma gestação sem problemas, é preciso ingerir alimentos saudáveis e nutritivos, dos quais a criança também se alimentará. Sendo assim, abasteça sua despensa com alimentos ricos em cálcio, mineral importantíssimo para a boa formação dos ossos do seu filho e para a sua própria estrutura óssea. Para isso, coma muita couve, laticínios, gergelim e semente de linhaça. A vitamina D encontrada em alimentos como fígado, salmão, sardinha e atum também é essencial na gravidez. Para não sofrer de anemia, alimentos ricos em ferro como o fígado, a gema do ovo, as frutas secas, os miúdos, as carnes vermelhas e as verduras verde-escuras são muito importantes. Já a vitamina C das frutas cítricas e dos vegetais folhosos te protegerão de gripes e ainda ajudarão na absorção do ferro. Na gravidez, o intestino geralmente fica mais lento e, por isso, você deve aumentar a ingestão de fibras. Elas estão nas verduras, nas frutas e nos alimentos integrais. Por fim, beba de 2 a 3 litros de águapor dia.
O que deve ser evitado
Para que você nem seu filho sofram com a má-alimentação, evite carnes cruas ou mal cozidas, refrigerantes, chá-mate e preto. Abuse das infusões de ervas calmantes, mesmo durante a amamentação. Adoçantes com aspartame, álcool, café, sacarose além de doces e sal em excesso também devem passar longe da despensa.
Ganho de peso em excesso na gravidez
Se você ganhar mais peso que o necessário durante a gestação, pode correr o risco de sofrer de diabetes gestacional e hipertensão arterial. Isso poderá ocasionar o parto prematuro e perigos para o seu bebê. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu obstetra.
Posso me exercitar durante a gravidez?
Pode (e deve!). No entanto, nem todas as atividades físicas são recomendadas para as futuras mamães. Pratique exercícios leves como caminhadas, danças, ioga ou natação.
LEIA TAMBÉM
- Pregorexia: conheça esse transtorno alimentar que acontece com mulheres grávidas!
- Acredite: a qualidade da sua alimentação interfere em suas chances de engravidar
- Grávida em forma: exercícios para fazer durante a gestação