A alfarroba é derivada da polpa da vagem torrada e moída, sendo usada para substituir o cacau em diversas receitas, pois possui menos açúcar e menos gorduras que ele”, explica a nutricionista Talitta Maciel. Para entender melhor essa comparação, basta analisar as propriedades desses dois alimentos: enquanto o cacau possui 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,75% de gordura e contém cerca de 40% de açúcares naturais, como a sacarose e a frutose. E o melhor é que a alfarroba tem vários outros benefícios! Que tal conferir?
A saúde agradece
A composição da alfarroba chama a atenção devido às vitaminas e aos minerais existentes: possui cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. “Além de ser rica em antioxidante, substância que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares, do câncer e de outras complicações de saúde”, esclarece a nutricionista Dominique Horta Buim. Ainda fornece fibras ao organismo, ajudando na saúde do intestino e no equilíbrio da glicemia. “Também não contém nenhuma.
Amiga da balança
Além de fazer bem à saúde, a alfarroba é uma ótima aliada para quem busca a perda de peso. “Ela possui boa quantidade de açúcar natural – que não é prejudicial – e contêm fibras e diversos nutrientes”, conta Dominique. É rica em vitaminas e minerais importantes na regulação do metabolismo, como as vitaminas do complexo B. Além disso, possui antioxidantes que favorecem a desintoxicação, estratégia que pode ser necessária no processo de emagrecimento de algumas pessoas. Pelo conteúdo de fibras, ajuda a regular a glicemia, proporciona saciedade e contribui para a saúde intestinal, fator importante para a redução de peso.
Quanto consumir?
Segundo Dominique, ainda não existe uma recomendação diária para obter os benefícios desse alimento. Contudo, o indicado é que seja consumido, aproximadamente, 25g ao dia. Vale destacar que, apesar de fazer bem à saúde, a farinha de alfarroba deve ser ingerida com moderação. “Ela contém grandes quantidades de taninos que, em excesso, podem dificultar a absorção de proteínas e minerais no organismo”, alerta Talitta.
Quase chocolate
Conhecida por muitas pessoas como chocolate saudável, a alfarroba ganhou essa denominação porque possui sabor semelhante ao cacau, mas apresenta algumas vantagens. “A maioria dos produtos à base de cacau possuem leite e grande quantidade de açúcar refinado, já aqueles de alfarroba não possuem ingredientes alergênicos e açúcar”, conta Dominique. E mais: outras vantagens em relação ao cacau são a presença de fibras, menor quantidade de gordura e ausência de cafeína, de teobromina – estimulantes do sistema nervoso – e de feniletilamina (que pode ocasionar enxaqueca e reações alérgicas). Mas, atenção: “um produto à base de cacau também pode ser saudável, dependendo dos outros ingredientes”, finaliza a nutricionista Buim.
Para fazer em casa!
Pobre em gorduras e adocicada naturalmente, a alfarroba tem tudo para ser uma ótima substituta de chocolates e outros doces supercalóricos. Para aproveitar ainda mais seus benefícios, use esse alimento em sobremesas, deixando sua alimentação mais saudável e saborosa! Confira:
Bolo simples de alfarroba
Ingredientes:
- 3 ovos
- 150g de açúcar demerara
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 100g farinha de alfarroba
- 1 colher (chá) de canela
- 1/4 de copo (50ml) de leite desnatado
- 50g de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de fermento
- Manteiga para untar e farinha de alfarroba para enfarinhar
Modo de preparo
Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar demerara e o azeite até obter um creme esbranquiçado. Adicione a farinha de alfarroba e a canela, batendo bem. Acrescente metade do leite, a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente. Se sentir a massa um pouco dura, acrescente o restante do leite. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha de alfarroba. Despeje o bolo na forma untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Sirva.
Texto: Larissa Tomazini
Consultoria: Dominique Horta Buim e Talitta Maciel, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
- Reeducação alimentar: 7 substituições para ter mais saúde!
- 6 versões de chocolate para inserir na dieta
- 4 hábitos – possíveis! – para incluir na rotina e perder peso