Conquistar o posto de alimento completo e indispensável não é uma tarefa fácil. A fruta verdinha contém nutrientes e substâncias que são aliados do coração, ajudam a reduzir as taxas de gordura no sangue e muito, muito mais! Saiba por que o abacate foi de vilão a bom menino.
Diferenciais
O alimento é constituído por gorduras monoinsaturadas, principalmente as do tipo ômega-9, que são essenciais para a manutenção de funções básicas do organismo e dos níveis de colesterol bom (HDL) no sangue. “A ingestão dessa gordura no dia a dia é muito importante para a produção hormonal”, ressalta a nutricionista da clínica Onodera de Minas Gerais, Juliana Távora. Além disso, o abacate contribui para a sensação de saciedade entre refeições. No entanto, como é uma fruta calórica, é preciso moderação.
Fonte de fibras
O abacate possui uma grande quantidade de fibras, principalmente a pectina, um tipo solúvel que atua na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL). No estômago, a pectina aumenta de tamanho, impedindo que as moléculas de colesterol e de gordura saturada entrem na corrente sanguínea, além de fornecer a sensação de saciedade por mais tempo.
Fitonutriente
É uma substância de origem vegetal que funciona como nutriente e ajuda a prevenir doenças. O abacate é um dos alimentos mais ricos no fitoesterol chamado betasitosterol. Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP), comprovou o poder desse fitoesterol. O estudo separou três grupos de ratos e inseriu farinha de abacate em dois deles. Ao final de 30 dias, a dieta com 15% de abacate mostrou ser mais efetiva para reduzir os níveis de colesterol total e colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL) em comparação à amostra do grupo que não ingeriu. Os pesquisadores também perceberam que a excreção do colesterol teve maior êxito com a dieta de 25%, concluindo que quanto maior a concentração da fruta, maior a excreção de colesterol do organismo.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Elizabete Elvira De Paola e Juliana Távora, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular3
LEIA TAMBÉM:
- Banana e abacate: vilões ou mocinhos da dieta?
- Receita de Smoothie de abacate
- Receita de Pudim de abacate