Muitas mulheres sofrem com o corpo inchado e a retenção de líquido, sem se quer saber os motivos. Descubra abaixo algumas razões desse incômodo e fique mais leve com pequenas mudanças no dia a dia.
1. Mastigação
Mastigar pouco os alimentos, ou muito rapidamente, causa dilatação e inchaço abdominal. Consequentemente, a vilã chamada retenção de líquido ataca novamente e isso acaba dificultando o trânsito no sistema digestivo e aumentando a ingestão de alimentos. O cérebro precisa de 20 minutos para liberar os hormônios responsáveis pela saciedade, por isso, procure comer devagar.
SAIBA MAIS
5 dicas valiosas para acabar com a sensação de inchaço!
Inchaço facial: você sabe por que ele ocorre?
Confira os top 10 alimentos que combatem o inchaço
2. Salto alto
E até mesmo o salto baixo pode causar inchaço por causa da panturrilha, que fica contraída e compromete a circulação no local.
3. Flatulência
“O acúmulo de gases causa desconforto, distensão abdominal e inchaço, além de aumentar a barriguinha”, explica Tatiana Cunha, médica endocrinologista, de São Paulo.
4. Gordura localizada
As mulheres têm uma tendência, chamada de obesidade genoide, a acumular gordura na parte inferior do corpo, como glúteos e coxas, contribuindo para a retenção de líquido.
5. Calor
O aumento da temperatura provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando o retorno venoso. Mas isso é facilmente amenizado com o aumento da ingestão de água.
6. Tensão
O inchaço costuma ser mais frequente nelas por causa das alterações metabólicas e hormonais que acontecem nos períodos pré-menstrual e menstrual.
FIQUE MAIS LEVE
• Beba bastante água: a recomendação diária é de pelo menos dois litros.
• Coma mais fibras: elas dão a sensação de saciedade e diminuem a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo.
• Diminua o sal: ele é o maior responsável pela retenção de líquidos.
• Evite carboidratos simples: como massas, pães, bolachas e doces feitos com farinha branca, que favorecem o ganho de peso.
• Coma devagar e em pequenas quantidades: comer muito dilata o estômago, causando desconforto gástrico e dificultando a digestão. Por isso, o melhor é fazer pequenas refeições ao longo do dia, a cada três horas.
• Evite bebidas alcoólicas: além de calóricas, elas têm ausência de nutrientes e incham o abdome com facilidade.
Texto: Júlia Prado e Marina Fornasier/Colaboradora | Consultoria: Tatiana Cunha, médica endocrinologista de São Paulo, www.tatianacunha.com.br