Algumas técnicas de autocontrole podem ajudar na hora que o estresse falar mais alto ou que a ansiedade tomar conta do corpo. Confiras 5 dicas que vão ajudar a relaxar e encarar os problemas do dia a dia!
1 – Escolha um lugar
Optar por um cantinho aconchegante para relaxar é uma ótima ideia, porém, quando as crises de ansiedade ocorrem em algum lugar longe da sua zona de conforto, vale abusar da imaginação. Pensar em um ambiente calmo e sereno e transportar-se para lá por alguns instantes pode auxiliar muito no alívio dos momentos ansiosos. “As técnicas de visualização também são úteis e consistem em dar imagens positivas e relaxantes para a mente, durante as respirações, para baixar os sintomas de ansiedade”, aconselha a terapeuta e coach Erica Aidar.
2 – Respire
“As técnicas respiratórias são de comprovada eficácia e podem auxiliar muito os pacientes ansiosos. De maneira muito prática, tradicionalmente, tratam-se de inspirações e expirações vagarosas, conscientes e efetuadas principalmente com a porção abdominal”, ensina Erica. Esvazie a mente e concentre-se apenas na respiração profunda, até sentir que a ansiedade está controlada. A técnica pode ser feita em casa, no trabalho ou até mesmo no trânsito.
3 – Tenha uma mantra
Frases otimistas têm um poder enorme sobre a mente e o autocontrole. “Há também as ‘frases fortalecedoras’, que são afirmações positivas e no tempo presente, criadas com o auxílio de um psicólogo para gerar uma mudança no padrão de pensamento. Estas frases são como mantras ou orações, por serem repetitivas e ensaiadas com o paciente individualmente e”, esclarece a especialista.
4 – Massagens
Massagear o próprio corpo é altamente eficaz para a indução do relaxamento. “Por meio do contato o nosso corpo responde, colocando-nos de volta ao tempo presente”, explica o psicoterapeuta Robby Ares. Quem está com a mente ansiosa também pode usufruir dos benefícios da massagem. “Em casos de ansiedade mental, ou seja, quando a pessoa fica fixamente pensando em uma situação, é recomendado massagear a fronte da cabeça, os olhos e a nuca”, recomenda o psicoterapeuta.
5 – Positividade
Afastar os pensamentos negativos deve ser um exercício diário. Se deseja muito algo, é imprescindível ir à luta para conquistar, ao invés de criar empecilhos e reclamar o tempo todo. Usar essas técnicas somente durante as crises de ansiedade e desequilíbrio emocional é inútil, por isso, busque ajuda de um profissional e potencialize suas ferramentas de autocontrole nos primeiros sintomas.
Saiba mais:
Terapias alternativas para tratar problemas emocionais
Confira as principais diferenças entre ioga e Pilates
Problemas no estômago podem ter origem emocional, sabia?
Consultoria Erica Aidar, terapeuta e coach; Robby Ares, psicoterapeuta