Foi na noite de 19 de maio de 1986 que radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) captaram 21 objetos não identificados voando nos céus dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. O caso, batizado pelos ufólogos brasileiros de Noite Oficial dos UFOs no Brasil (UFO é a abreviação, em inglês, de “objeto voador não identificado”), incluiu o depoimento de um militar – nada mais nada menos que o ministro da Aeronáutica à época – Otávio Moreira Lima, confirmando a invasão dos estranhos objetos no espaço aéreo do país.
Passou na tv
O caso foi parar nos telejornais. O ministro chegou inclusive a prometer um relatório completo para dali a 30 dias sobre os acontecimentos sinistros daquela noite, mas não cumpriu a promessa e não chegou a ser cobrado pelos meios de comunicação depois do prazo que ele próprio estipulara.
A noite dos óvnis
O primeiro óvni foi detectado pela torre de controle de São José dos Campos. Radares de Brasília e São Paulo confirmaram a presença dos sinais. Um caça F-5 chegou a decolar do Rio de Janeiro para tentar interceptar os óvnis, segundo reportagem da revista UFO. Um outro caça tentou o mesmo, partindo de Goiás. Os caças perseguiram e também foram perseguidas pelos óvnis, porém nenhuma aeronave – nem humana, nem extraterrestre – foi abatida. Naquela madrugada, as espaçonaves desconhecidas, que sobrevoaram São Paulo, Rio, Goiás e Paraná por mais de três horas, desapareceram em direção ao Oceano Atlântico.
Domínio público
Anos depois, um relatório oficial da Força Aérea Brasileira chegou ao conhecimento público a respeito daquela noite de maio de 1986. Confira um dos trechos do relatório: “Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa foma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados”.
LEIA TAMBÉM
- Penitenciária da Filadélfia mantêm prisioneiros fantasmas
- Fantasma do século XVI é flagrado em fotografia. Confira!
Texto: Da redação