A Cruz Inca, também chamada de Chakana, não tem a mesma aparência das cruzes tradicionais. Confira as curiosidades e representações do símbolo!
É uma figura geométrica usada há milhares de anos pelo povo andino que a nomeia. No fundo é uma forma geométrica que representa quatro escadarias de três degraus cada, com um círculo dividido ao meio na parte central do símbolo. Inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul, suas quatro extremidades simbolizam as estações do ano e os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste. Assim, tinha uso prático, como indicar as épocas de colheita e representar conceitos matemáticos, usados nas construções. Mas também carregava inúmeros significados místicos, como o de representar os mundos espiritual, material, interior e o pós-morte.
No círculo central, a relação com o Sol, adorado como divindade, é óbvia. O vocábulo Chakana é de origem quéchua e seria uma junção as palavras chaka (ponte) com hanã (alto). Há indícios de que era usada há mais de cinco mil anos, atualmente, além dos místicos em geral, apenas povo aimará mantém a tradição usando-a em artigos decorativos e tecidos.
VEJA TAMBÉM
Significado dos símbolos: Caduceu
Significado dos símbolos: Caveira Mexicana
Significado dos símbolos: Coroa de Louros