Os animais também têm sua forma de se comunicar, assim como os seres humanos. Saiba como os bichos conversam entre si:
1 – Como os animais se comunicam?
Por meio de vários tipos de sinais. Podem ser sinais químicos (que dependem do olfato e do paladar), acústicos (sons), visuais (cores, luminosidade, movimentos), táteis (carícias) e elétricos.
2 – Tem como dar exemplo disso?
Alguns mamíferos, como os cervos e as hienas, delimitam o território com seu odor. Os caranguejos agitam suas pinças fazendo muito barulho quando outro caranguejo se aproxima do seu pedaço. Os pavões-reais machos abrem sua cauda colorida quando procuram uma namorada. Os macacos se abraçam para demonstrar amizade e carinho. Alguns peixes usam sinais elétricos para se orientar, agredir ou paquerar.
3 – Quais as funções mais importantes da comunicação animal?
Reunir animais de sexos opostos na época da reprodução, fixar limites territoriais, informar sobre uma fonte de alimento ou algum perigo e estabelecer relações de poder.
4 – Todos os sons são do mesmo tipo?
Não. Os golfinhos emitem ultra-sons, que são imperceptíveis para o ouvido humano, e localizam suas presas por meio dos ecos. Esse sistema se chama ecolocalização e também é usado pelos morcegos. Existem outros animais, como sapos e rãs, que conseguem aumentar o volume do som que emitem, graças aos seus grandes sacos vocais.
5 – Como saber se um animal está brigando ou brincando?
Quando brincam, os animais nunca mostram os dentes ou arqueiam o lombo. E também não escondem o rabo entre as patas. Quando os movimentos são exagerados e repetitivos, significa que estão se divertindo.
Veja também
Fique por dentro: curiosidades sobre dinossauros
Curiosidades: o que são os Minions?
Descubra o significado do latido do seu cachorro