A acentuação é um tema que gera muitas dúvidas. Por isso, explicamos quais os acentos, em quais casos devemos utilizar e em quais sílabas são aplicados. Confira e tire todas suas dúvidas!
Em língua portuguesa temos os acentos agudo (´), grave (`) – utilizado para indicar crase – e circunflexo (^). Além dos acentos gráficos, também fazemos uso do til (~) para indicar nasalização. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, assinado em 1990 e em vigor desde 2009, o trema ( ¨ ) foi totalmente abolido. Porém, deve ser mantido em nomes estrangeiros e próprios, como Müller e Bündchen, por exemplo.
Para falarmos de regras de acentuação, vamos relembrar a classificação das sílabas tônicas. Anota aí!
Oxítona
Uma palavra é chamada de oxítona quando a última sílaba é a tônica (chaminé). Acentuam-se as oxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s), em (ens). Também acentuamos os monossílabos tônicos (fortes) terminados em a(s), e(s), o(s). E as formas verbais terminadas em a, e, o tônico, seguidas de la(s), lo(s): apaziguá-las, amá-los, vencê-lo.
Relembrando:
- oxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s), em (ens);
- monossílabos tônicos (fortes) terminados em a(s), e(s), o(s);
- formas verbais terminadas em a, e, o tônico, seguidas de la(s), lo(s): apaziguá-las, amá-los, vencê-lo.
Paroxítona
A palavra paroxítona é aquela que a penúltima sílaba é a tônica (mesa). Acentuam-se as paroxítonas terminadas em: ã(s), ão(s), i(s), us, um, uns, om, ons, r, x, n, l, ps, ditongos orais (junção de duas vogais orais).
Dica: não acentuamos os prefixos paroxítonos terminados em “i” ou “r”: semi, super.
Relembrando:
Paroxítonas terminadas em:
- ã(s), ão(s);
- i(s);
- us;
- um, uns;
- om, ons;
- r;
- x;
- n;
- l;
- ps;
- ditongos orais (junção de duas vogais orais).
Proparoxítona
A classificação proparoxítona é utilizada para os termos em que a antepenúltima sílaba é a tônica (lâmpada). Nesse caso, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplos: árvore, mármore, pedagógico, ouvíssemos, pêssego.
Regras especiais
Como na Língua Portuguesa existem diversas exceções, a acentuação dos vocábulos também possuem regras especiais. Confira:
- As oxítonas e monossílabas recebem acento agudo nos ditongos de pronúncia aberta éu, éi, ói: troféu, anéis, herói.
- Não recebem mais acento agudo as paroxítonas com ditongos abertos éi e ói, desde o Acordo Ortográfico de 1990: assembleia, heroico.
- Nas paroxítonas acentuam-se as vogais i e u tônicas dos hiatos, quando ficam sozinhas na sílaba ou são seguidas da letra s, como em: saída, Luísa, saúde, balaústre.
- Acentuam-se os verbos ter e vir, e todos os seus derivados (deter, manter, intervir, sobrevir, etc.) na terceira pessoa do plural no presente do indicativo: eles vêm, eles têm, eles detêm, eles mantêm.
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, fica abolido o acento circunflexo na terceira pessoa do plural dos verbos crer, dar, ler, ver, e seus derivados. O acordo também aboliu o acento diferencial que existia em algumas palavras. As duas únicas que permanecem com o acento diferencial são: pôde (pretérito perfeito)/pode (presente do indicativo) e pôr (verbo)/por (preposição).
Ainda segundo o Novo Acordo Ortográfico, tornou-se facultativo o uso do acento diferencial em: fôrma (substantivo) e forma (substantivo ou verbo), dêmos (primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo) e demos (primeira pessoa do plural no pretérito perfeito do indicativo).
LEIA TAMBÉM
- 5 perguntas sobre português que você sempre quis fazer
- “Senão” ou “se não”: Confira algumas dúvidas comuns do português!
- Teste seus conhecimentos: você sabe tudo de português?
Texto: Redação – Edição: Érika Alfaro e Augusto Biason/Colaborador