A primeira aparição nos quadrinhos do herói patriota foi em 1940, em Captain America Comics #1. A origem do personagem no filme de estreia, Capitão América: o Primeiro Vingador, segue o enredo de sua história original na HQ: Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem rejeitado pelo alistamento militar por causa de sua saúde frágil. Disposto a fazer “qualquer coisa” para ajudar seu país na guerra, torna-se parte de um projeto secreto do governo dos Estados Unidos para criar supersoldados, o Programa Renascimento.
A experiência que foi um sucesso, deixou o Steve forte, rápido, habilidoso no combate e deu origem ao Capitão América. Porém, o médico responsável pelo experimento (o único que conhecia a fórmula do soro) foi assassinado por um espião. Sem registros da fórmula e sem ter como repetir o processo, o governo decidiu usar Rogers como um agente especial militar.
Em termos práticos, durante a batalha, a revista do Capitão América foi sucesso de vendas. No entanto, com o final do conflito, o público se desinteressou pelas histórias e o herói deixou de ser publicado. Em 1964, ele retornou para os quadrinhos quando Os Vingadores o encontram no Ártico, congelado em um bloco de gelo por décadas.
SAIBA MAIS
Quinta do herói: Entenda o recomeço da Marvel no pós-guerra
Quinta do herói: conheça o vilão Caveira Vermelha
Quinta do Herói: qual foi o primeiro escudo do Capitão América?
Texto: Nathália Piccoli Edição: Érika Alfaro