E se alguém te disser que hoje é o último dia da sua vida? Que o fim do mundo será causado por um acidente colossal programado para hoje? Para o astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich é exatamente isso que acontecerá nesta quinta (16.02). Segundo o estudioso, um asteroide se chocará contra a Terra pondo fim à sua existência. Mas essa é apenas uma das várias profecias que já rolaram sobre o apocalipse.
A previsão, originalmente publicada pelo Daily Mail, ganhou tanta repercussão na internet que até a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) se pronunciou a respeito: “não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”.
Para comemorar a sobrevivência do nosso planeta relembre as vezes que o fim do mundo foi cancelado!
11 vezes que erraram a data do fim do mundo
1. 120 anos de Roma
É importante retomar os primórdios da humanidade e descobrir quando surgiu a primeira profecia sobre o fim do mundo. A ideia surgiu em Roma, em 634 A.C., aproximadamente. A previsão era de que 12 águias denunciaram ao fundador da cidade que esta seria destruída no ano 120 de sua criação. Na época, o povo entrou em desespero, mas, como já sabemos há algum tempo, o spoiler era falso.
2. 1843 – 1844
Segundo o estudioso norte-americano William Miller, não só o apocalipse estava próximo como também o retorno de Jesus Cristo. A história ganhou repercussão nos jornais de 1840, e a previsão era de que grandes catástrofes assolariam a Terra entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844.
Tudo começou com uma interpretação errônea da Bíblia, fazendo com que Miller liderasse numerosos seguidores que acreditavam na ideia. Quando a data passou e nada aconteceu, o grupo se desintegrou. Os que continuaram unidos formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia, como também eram chamados.
3. 1910
Um dos cometas mais conhecidos na atualidade também já foi pivô de muitas profecias sobre o fim do mundo. Em 1881, um astrônomo estudou e revelou que a cauda desses astros contém um gás mortal, conhecido por cianogênio. 29 anos depois, a Terra passaria próxima da rota do cometa Haley e, por isso, ficaria exposta ao componente. Eis que não demorou muito para que todos acreditassem que a população mundial morreria envenenada ou intoxicada. Conclusão: ninguém morreu.
4. 1982
O pronunciamento do fim do mundo já foi até mesmo televisionado ao vivo. Era maio de 1980, quando Pat Robertson, fundador da Coalizão Cristã, declarou que ele detinha a informação sobre quando toda a existência viraria pó. “Eu garanto a vocês que, até o fim de 1982, haverá um julgamento no mundo”, afirmou. Errooouuu!
5. 1997
Em 1997 rolou mais uma história de fim do mundo motivada pela passagem de um cometa. O culpado da vez era o astro Hale-Bopp, que apareceu nos radares espaciais em 1997. Porém, a história é mais bizarra e profunda do que parece.
A ideia de que uma nave alienígena estivesse atrás do cometa começou a repercutir, além da suposição de que a NASA estaria omitindo essa informação. Os rumores tomaram tamanha proporção que foi criada uma seita, chamada de Heaven’s Gate (“Portais do Céu”). Acreditando nas profecias, no dia 26 de março de 1997, 39 participantes do grupo cometeram suicídio em um rancho no meio do deserto.
6. 1999
Michel Nostredame, também conhecido por Nostradamus, escreveu diversos pensamentos enigmáticos e metafóricos, que confundiram e ainda confundem muitos estudiosos. Seus textos foram traduzidos e reescritos em diversas línguas e interpretações, o que criou variados paralelismos. Um de seus trechos diz que em 1999, no sétimo mês, ou seja, julho, surgiria do céu o grande rei do terror. Muitos de seus seguidores acreditavam que o fim já estava predestinado.
7. 2000
Uma das lendas mais conhecidas do apocalipse apareceu na virada do milênio. O pensamento era de que milhares de computadores não conseguiriam diferenciar a passagem de 2000 para 1900, o que acarretaria em um enorme blecaute, paralização dos meios de comunicação e holocausto nuclear. Até mesmo a venda de armas aumentou neste período. Porém, o ano começou e nada aconteceu.
Ronal Weinland, pastor da Igreja de Deus, declarou que a partir de 2006 o mundo sofreria com enormes perdas populacionais até a sua extinção total, agendada para 2008. No mesmo ano, ele publicou o livro “2008: God’s Final Witness” (“2008: a última testemunha de Deus”). Uma nova era das trevas estava a caminho e os Estados Unidos entrariam em colapso.
9. 2012
Uma das correntes mais divulgadas sobre as profecias do apocalipse foi a do calendário Maia, que acabaria em 2012. A data exata do fim do mundo ficou para o dia 21 de dezembro, quando enormes catástrofes atingiram todo o planeta, como colisões de astros e a desconfiguração das suas rotas. O acontecimento ganhou até um enredo para o cinema.
10. 2013
Segundo o geofísico Joseph Jankowski, o mundo chegaria ao fim em 16 de janeiro de 2013. De acordo com a sua teoria, o planeta estacionaria no meio do espaço, pois sua velocidade estava desacelerando rapidamente com o passar do tempo. A falta de rotação ocasionaria uma quantidade exorbitante de fenômenos terríveis para a humanidade.
11. 2016
Uma das mais recentes teorias apocalípticas foi propagada no ano passado e repercutida pelo canal do YouTube “End Times Prophecy“. De acordo com seus integrantes, a causa seria uma inversão dos polos magnéticos da Terra, o que ocasionaria fortes terremotos, chuva de estrelas, obstrução da luz do Sol, destruição de prédios e montanhas.
Quais serão as próximas profecias do fim do Mundo?
LEIA TAMBÉM
- Nostradamus: quem era o homem por trás das previsões apocalípticas?
- Saiba por que o Livro do Apocalipse é tão assustador
- Previsões para trabalho e dinheiro em março