A corrente terapêutica da ludoterapia surgiu a partir dos estudos de Melanie Klein ainda na década de 1920. Hoje, é indicada para crianças a partir dos quatro anos de idade. Contudo, você sabe quais métodos são utilizados durante uma sessão?
Na ludoterapia, de acordo com a psicoterapeuta Cristiane Maluf Martin, existe uma caixa lúdica cheia de brinquedos, que podem ser bonecos, bebês, bolas, casinhas ou até mesmo revólveres de brinquedo. “Assim, por meio do brincar ou de testes pelos desenhos, o terapeuta pode perceber a expressão das crianças”, explica Cristiane.
Segundo a psicoterapeuta, o tempo de duração do tratamento “depende da evolução da criança, mas a ludoterapia em si pode variar de duas a três sessões com duração de 40 a 45 minutos cada”.
SAIBA MAIS
Como surgiu a ludoterapia, técnica que utiliza a brincadeira como terapia?
Ludoterapia: para quem é indicada essa corrente da psicologia?
Consultoria: Cristiane Maluf Martin, especialista em psicanálise, terapia de casais, psicodiagnóstico, ludoterapia e dinâmicas de grupo. É palestrante em temas como comportamento humano, dependência química, alcoolismo e co-dependência em diversas instituições e grupos de apoio.
Texto: Érika Alfaro Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado