Quando Voltaire – filósofo iluminista francês do século XVIII – declarou que a Bíblia não sobreviveria cem anos depois à época em que ele viveu, o estudioso estava enganado. Sua declaração dizia que pouquíssimas pessoas recorreriam ao livro, porém, mal sabia ele que por muito tempo os escritos bíblicos seriam procurados constantemente pelas pessoas no mundo todo.
Só que, assim como a crítica de Voltaire, muitas outras surgiram indo além do aspecto da popularidade das sagradas escrituras. Uns chamam de aterrorizantes, outros de contraditórios e exagerados e até de descabidos os fragmentos bíblicos.
Esses são apenas alguns pontos que ao longo do tempo tiveram grande repercussão conforme o pensamento humano ia evoluindo e o comportamento social mudando. Tudo isso foi questionado e, até hoje, não deixou de ser, por exemplo…
A FIGURA DA MULHER
Na lista de assuntos da Bíblia mais questionados, destaca-se o que diz respeito à figura da mulher, já que alguns trechos do livro sagrado deixam implícito que ela teria que desempenhar uma postura submissa ao homem e que casar virgem deveria ser obrigatório.
Para Clélia Peretti, professora da pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a figura feminina não deixa de ser fortemente retratada nas escrituras bíblicas, contudo, a tradição impôs, durante muito tempo, que o divino era puramente masculino e que o mesmo se estendia aos receptores da palavra divina, os discípulos. Naturalmente, seus continuadores – os padres – deveriam ser homens, com exclusão da mulher. “Esta concepção patriarcal legitimava a exclusão cultural e social da metade da natureza humana”, completa Clélia.
A professora ainda pontua que com a descoberta dos manuscritos de Nag Hammadi e de outros textos bíblicos, o valor do feminino do divino emergiram numa condição própria e isso é percebido no Novo Testamento. “O que o Novo Testamento nos traz é de fato uma mensagem de libertação e de promoção efetiva da dignidade e das mulheres, sua presença ativa no Reino de Deus”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
- Conheça as palavras alvos de discordância da Bíblia
- O que diz a Bíblia sobre o casamento,o álcool e a educação? Conheça!
- Bíblia: entenda as escrituras do livro sagrado
TEXTO: Redação Alto Astral EDIÇÃO: Nathália Piccoli
CONSULTORIA: Clélia Peretti, professora da pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.