Psicodélico é tudo que é produzido pela sua mente quando está sob efeitos alucinógenos (por exemplo, ao usar drogas como o LSD). Mas será que há imagens que são capazes de simular sensações psicodélicas? Bem, os exemplos a seguir estão bem perto disso!
Tá se mexendo!
Esta imagem está entre as mais loucas que você já viu na vida! Ao passar o olhar por ela, para nós, cobras coloridas estão saindo do fundo e vindo em nossa direção! Brincadeiras à parte, o que acontece é o seguinte: seu olho tenta focar em algum lugar que afeta sua visão periférica. Com isso, a ilusão de ótica faz com que tudo pareça girar! Para tentar parar, fixe o olhar no borrão preto no centro da imagem. Isso irá diminuir a ilusão de movimento.
Hipnose?
Mais uma imagem bem maluca: você tem a sensação de entrar em um túnel com luzes distorcidas? No final dele, parece haver uma luz? O truque aqui é parecido com a sensação de profundidade, em um efeito conhecido como ilusão de Fraser. Porém, os círculos concêntricos estão distorcidos, assim como as cores, que parecem estar borradas. Isso confere um efeito mais psicodélico à figura.
Mas, seria possível entrar em transe ou até mesmo ser hipnotizado por alguma ilusão? “Imagens concêntricas como um redemoinho facilitam a entrar em transe porque provocam um cansaço visual que ativam o estado de relaxamento que leva ao estado hipnótico”, responde João Jorge Cabral, psiquiatra, hipniatra, psicoterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Hipnose.
Pode fazer mal?
Essa é outra imagem não recomendada para que tem maior sensibilidade às ilusões de ótica. Afinal, essa sensação de espiral, como se você estivesse entrando em um redemoinho, não é para qualquer um. Então, será que esse tipo de ilusão pode mesmo causar algum mal à saúde, como tonturas ou enjoos?
João Jorge Cabral lembra que a mente não distingue a realidade de uma ilusão de ótica. “O mal que pode causar à saúde é igual à realidade. Se você tem algum problema de labirintite e círculos concêntricos te dão enjoo, náusea, tontura, você apresentará o sintoma”, explica o psiquiatra e psicoterapeuta.
Confira mais imagens dignas de viagens psicodélicas!
LEIA TAMBÉM:
- Ilusão de ótica: por que há imagens que parecem se mexer?
- Ilusões de ótica: imagens que parecem uma coisa, depois outra
- Veja ilusões de ótica com sensação de movimento!
TEXTO e ENTREVISTAS: Ricardo Piccinato
CONSULTORIA: João Jorge Cabral, psiquiatra, hipniatra, psicoterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Hipnose.