Um dos primeiros sucessos mundiais do rock and roll nos anos 50 foi a incendiária Rock Around The Clock. Irresistivelmente dançante e com um ritmo frenético, a canção foi gravada por Bill Haley & His Comets e até hoje é um dos símbolos daquela década. O sucesso de Bill Haley chegou ao Brasil, onde foi uma grande influência para a Jovem Guarda, já nos anos 60.
VEJA TAMBÉM
História do Rock: o sucesso e a tragédia de Buddy Holly
Gene Vincent, a essência do rock anos 50
Eddie Cochran, símbolo dos anos dourados do rock and roll
História do Rock: Johnny Cash, do country ao blues e à eternidade
Do country ao rock
William John Clifton Haley nasceu em 1925, começou a tocar violão aos 13 anos e aos 18 gravou seu primeiro disco, um compacto com a canção Candy Kisses. Era country puro, estilo ao qual se dedicaria até pelo menos 1952, quando tinha uma banda chamada The Saddlemen e resolveram mudar o nome para Bill Haley & His Comets, bem como adotar um estilo diferente, o rock’n’roll, que começava a ganhar vulto.
Em 1953, o novo grupo lançou o compacto Crazy Man, Crazy, considerado o primeiro a surgir nas paradas com a denominação rock’n’roll. Em 1954, Haley se consagrou com o hit Shake Rattle and Roll, um antigo clássico da música negra totalmente repaginado: sua letra foi amenizada (ficou menos sacana) e o ritmo acelerado, surpreendendo o público.
Mas, sem dúvida, seu maior sucesso foi Rock Around the Clock, com a qual atingiu o auge da carreira, porém, foi também seu último grande momento de inspiração. Daí por diante passou a repetir a fórmula e, já no início dos anos 60, era conhecido como “um senhor que tocava música de jovens”. Passou, então, a se apresentar para públicos menores e mais velhos, excursionando por mais de 20 anos com as mesmas canções. Morreu vítima de um ataque cardíaco em 1981, aos 55 anos.
Álbuns essenciais
• Rock with Bill Haley and the Comets (1954)
• Shake, Rattle and Roll (1955)
• Rock ‘n’ Roll Stage Show (1956)