As Olimpíadas de Los Angeles 1932 foram disputadas por 37 países, representados por 1.332 atletas, sendo 1.206 homens e 126 mulheres. Nas 117 provas de 17 modalidades caíram 45 recordes olímpicos e 14 mundiais. Confira quem brilhou na Costa Oeste norte-americana.
Mildred Didrikson
Vencedora dos 80m rasos e do lançamento de dardo, ficou também com a prata no salto em altura. Só não fez mais porque foi impedida de competir, pois, na época, era proibido às mulheres, e somente a elas, disputarem mais de três provas. Após os Jogos, aventurou-se em outra modalidade, tornando-se a maior golfista dos EUA, com feitos até hoje inigualados.
Eddie Tolan
O velocista norte-americano faturou duas medalhas de ouro, ambas com recordes olímpicos. Nos 100m rasos, cravou 10s3 e superou uma marca que durava desde 1912. Nos 200m, marcou 21s2.
Helene Madison
A nadadora dos Estados Unidos conquistou três medalhas de ouro, nos 100m e 400m livre e com a equipe do revezamento 4x100m livre.
Juan Carlos Zabala
O argentino venceu a maratona aos 21 anos. Ainda é o mais jovem vencedor dessa prova. Sua chegada, à beira da exaustão, é lendária.
István Pelle
Apesar de os melhores ginastas da época não terem comparecido, não se pode tirar o mérito de Pelle, que voltou para a Hungria com duas medalhas de ouro e duas de prata.
Romeo Neri
Outro ginasta que brilhou, com três ouros nas provas que disputou, incluindo a categoria individual geral. Muitos acreditam que poderia ter ido mais longe, porém, estranhamente, o italiano inscreveu-se apenas em um dos aparelhos individuais.
VEJA TAMBÉM
Heróis olímpicos: confira quem brilhou em Antuérpia 1920
Heróis olímpicos: confira quem brilhou em Paris 1924
Heróis olímpicos: confira quem brilhou em Los Angeles 1932