Amante das tradições gregas, Públio Virgílio Marão foi um poeta romano que viveu no século I a.C., procurado pelo imperador Augusto para narrar a glória e o poder do Império Romano.
Trajetória de sucesso
Virgílio já era conhecido por outras obras – como por exemplo as Bucólicas, conjunto de dez poemas inspirados na poesia pastoral grega -, quando escreveu sua obra-prima, a Eneida. Este poema de gênero épico é considerado um dos maiores clássicos da literatura ocidental, pois serviu de modelo para diversas obras importantes que surgiram posteriormente, como por exemplo Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Na obra, Virgílio conta a história de Eneias, que é salvo pelos gregos na Guerra de Troia e volta para a Península Itálica com a missão de fundar uma nova cidade – no caso, Roma.
De poeta a personagem clássico
O reconhecimento do talento e da importância de Virgílio para a literatura ocidental transcendeu sua vida. Além de ter deixado diversas obras como legado, o poeta foi também homenageado por Dante Alighieri, que o fez um dos personagens de sua obra mais famosa, A Divina Comédia. No poema, Virgílio aparece como o guia do próprio Dante – também como personagem na obra -, conduzindo-o pelo inferno e pelo purgatório.
SAIBA MAIS
Shakespeare: conheça a história desse grande poeta e dramaturgo
Machado de Assis: a história do maior escritor brasileiro de todos os tempos
Texto: Da redação