Neste mês comemora-se o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data que marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, que simboliza a luta contra escravidão.
Levando em consideração que meios culturais - como música, filmes e livros - têm o poder de influenciar pessoas a compreender cada vez mais temas importantes com leveza, que tal refletir sobre esse mês tão carregado de significados com essa seleção de sete produções audiovisuais necessárias?
Com toda a falta de representatividade que o universo do cinema e da TV ainda tem, essa lista de filmes e séries de diversas plataformas de streaming com protagonistas negras, que vão da comédia romântica ao drama, se diferenciam. Prepare a pipoca e aperte o play:
Felicidade Por Um Fio (2018)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por NAPPILY EVER AFTER (@nappilyeverafterlat)
Violet Jones, publicitária bem-sucedida, considera sua vida perfeita. Porém, após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher. A trama mostra como a protagonista supera traumas que vêm desde a infância e se coloca em primeiro lugar na vida.
Assista à obra na Netflix.
Cara Gente Branca (2017-2021)
Abordando temas como racismo reverso, solidão, blackface e colorismo, a série conta a história de um grupo de alunos afro-americanos de uma conceituada universidade liderados por uma garota que comanda um programa de rádio local e luta contra preconceitos e estigmas.
Assista à obra na Netflix.
Nós (2019)
Dirigido por Jordan Peele, a trama começa com uma viagem do casal Adelaide e Gabe, que levam os filhos para passar um fim de semana na praia e descansar. Mal começam a aproveitar o ensolarado local, a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.
Assista à obra na Netflix.
Insecure (2016-2021)
A série de comédia acompanha as melhores amigas Issa e Molly que, enquanto tentam ser fortes o tempo todo, precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre as duas jovens negras, a produção aborda problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.
Assista à obra na HBO Max.
Black-ish (2014-2022)
A sitcom norte-americana acompanha uma família negra de classe média alta. O patriarca da família, Andre 'Dre' Johnson, está prestes a ser promovido a vice-presidente da empresa. Ele e sua esposa, Rainbow vivem o Sonho Americano: ótimas carreiras, quatro lindos filhos, uma casa colonial em um bairro de classe média.
Assista à obra na Prime Video.
Pose (2018-2021)
A série ambientada em 1987, acompanha Blanca, uma participante de bailes LGBTQ que acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade, como o talentoso dançarino sem-teto Damon e a profissional do sexo Angel, que se apaixonou por um cliente. Esta é uma história da cultura de bailes, da comunidade gay e trans, da crise violenta da AIDS e do declínio do capitalismo.
Assista à obra na Netflix.
What Happened, Miss Simone? (2015)
Conta a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.
Assista à obra na Netflix.
Fonte: Adoro Cinema