O inverno não pode ser desculpa para se descuidar e deixar que o trabalho do resto do ano se perca em poucos meses, mesmo quando o assunto são os cabelos.
Assim como no verão, os cabelos no inverno merecem atenção, hidratações e finalizadores, pois eles irão garantir a saúde e a qualidade dos fios.
Segundo o hairstylist Ronnie Oliver, o vilão dos cabelos no inverno é a água quente do chuveiro durante a lavagem dos fios e deve ser evitada. “Essa temperatura excessiva retira a oleosidade natural do couro cabeludo, ressecando e fragilizando os fios“, afirma o especialista.
Cabelos tingidos
Para Ronnie, não existe diferença entre os cabelos naturais e tingidos quanto à necessidade de cuidados. “Não vejo diferença no cuidado dos cabelos tingidos ou naturais nessa estação do ano. Afinal, no inverno ou em qualquer outra estação do ano, a atenção e o cuidado para a saúde dos cabelos devem se tornar rotina.”
Porém, um bom creme de hidratação para esse tipo de cabelo pode fazer a diferença. O mercado disponibiliza várias opções para hidratar em casa. “Estou falando de uma generosa aplicação. Terapiar os fios com carinho, adotar uma pausa e enxaguar com água abundante e em temperatura natural, já é um ganho precioso”, afirma Ronnie.
Dicas para seus cabelos fazerem sucesso no inverno
Assim como nas outras estações, lembre-se que é sempre bom seguir uma boa higienização e retirar todos os resíduos de produtos.
Usar o shampoo neutro também favorece os fios. A utilização de condicionador tem importância fundamental, pois ele sela as cutículas, além de condicionar e hidratar os cabelos. Lembre-se de retirar ambos produtos com muita água.
Para dar um brilho especial e ajudar a fechar as cutículas, prefira a água em sua temperatura natural. Mas, se for inevitável, use a temperatura morna, com um jato de água fria no final da lavagem.
Já para reduzir os impactos do secador e da chapinha nessa época do ano, o hairstylist dá a dica “Antes do secador, utilize finalizadores, óleos leves, e protetor térmico. Depois, siga com a escovação.”
Além das dicas acima, não se esqueça da boa e velha hidratação a cada 15 dias!