Para muitas pessoas, escolher as cores de um ambiente é motivo de medo e preocupação. Qual cor combina com meus móveis? Será que posso ousar? Tons fortes diminuem os ambientes? Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com o designer de interiores Assílio Simão, de Brasília, que nos deu algumas dicas para não errar na hora de escolher as tintas e objetos de decoração.
Cuidados básicos
Para Assílio, a primeira dica é evitar o uso de cores primárias em excesso, por exemplo, amarelo, azul e vermelho. “Este tipo de cor pode tornar o ambiente cansativo. O ideal é utilizar tons e sobre tons destas cores”, comenta o especialista. Não descarte a possibilidade de brincar com tons da mesma cor: usar quatro tipos de verde, um bem escuro e outros três mais claros, pode criar um efeito interessante.
Combine os móveis
Brincar com tecidos lisos e geométricos é um recurso bem interessante e que também ajuda a embelezar sua sala. Experimente: um sofá todo azul, por exemplo, harmoniza com um tecido xadrez bege com laranja, com o vermelho ou o vinho.
Abuse do contraste
Um outro recurso interessante é utilizar um jogo de cores com tonalidades opostas no mesmo ambiente. “Laranja e rosa são cores contrastantes, mas que se combinam de forma única e muito vibrante. É possível pintar as paredes de laranja e usar tecidos em rosa com laranja no mobiliário”, completa Assílio.
Tintas: ouse sem medo
Com coragem e bom gosto, é possível conseguir efeitos surpreendentes em qualquer ambiente. Um exemplo é a combinação do verde, que é uma cor fria e suave, com detalhes em tons quentes e ensolarados como vermelho, laranja e amarelo, que se mostram presentes apenas em alguns detalhes. Este recurso quebra a monotonia de um tom só, sem tornar o ambiente cansativo e muito elétrico. Para Assílio, “a ideia é usar os tons mais fortes em detalhes como cortinas, tapetes e almofadas, pois são peças mais fáceis de serem substituídas, criando outro clima e mudando a cara do ambiente”.
A força dos detalhes
Combinar cores frias como o lilás e o violeta é uma tarefa que requer um pouco mais de trabalho. Uma opção é deixar os pontos de contraste para os pequenos detalhes, como as almofadas coloridas e os vasos da prateleira.
Texto: Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM
- Como usar azulejos na decoração e deixar a casa mais alegre
- Papel de parede oferece inúmeras opções de efeitos na decoração
- 10 dicas simples que podem transformar a decoração da sua casa