Mesa de centro é sempre um charme extra para a sala. Além de deixar o ambiente muito mais bonito, ainda é excelente para apoio, até mesmo, de outras peças da decoração. As mesas de centro podem ser feitas de diversos materiais, como vidro, madeira e até pedras (mármore) – de acordo com o perfil do morador. Já em em ambientes pequenos, utilizar uma dessas pode não ser uma tarefa fácil. Elas tendem limitar ainda mais os espaço e a entrar em conflito com as outras peças. Para usá-las sem dor de cabeça, a designer de interiores Marília Caetano aposta em opções alternativas. “Em salas muito pequenas, as mesas de centro devem ser evitadas ou substituídas por pufes, assim se aproveita o lugar para assentos. Vale apostar nas peças que contam com a mobilidade das rodas”, explica ela.
Peças leves
Se o espaço é pequeno, mesas de centro feitas com mármore ou madeiras muito pesadas, nem pensar. Se o ambiente já tem um peso visual grande ou se o espaço entre os sofás é reduzido, uma boa ideia é usar mesa de vidro. A peça mais leve evita o conflito com outros itens da decoração.
Combine os estilos
O formato que o restante dos móveis dão a sua sala também é outro fator a se considerar. Por exemplo se sua sala é mais estreita mas longa uma mesa retangular provavelmente cairá melhor.
Otimize
Sua mesa de centro pode ser otimizada. Se seu espaço é pequeno, acomode pufes embaixo dela, que poderão ser usados para sentar ou acomodar os pés.
Mesa de centro personalizada
Arrume sua mesa com objetos que você goste e que sejam a sua cara. Uma ideia legal é colocar álbuns de fotos e livros pessoais.
Atenção ao tamanho!
Sua mesa de centro não pode ser muito alta. Em geral elas tem a altura do sofá. Mesas mais altas podem ser usadas nas laterais do sofá.
Aproveite o espaço
As mesa de centro redondas são boas opções para quem tem pouco espaço.
Pense nos detalhes
Flores vão sempre deixar sua mesa linda, só fique atento para não usar arranjos muito altos, pois eles podem atrapalhar a visibilidade.
Texto: Mariana Siqueira e Kelli Franco/Colaboradoras | Consultoria: Marília Caetano, designer de interiores, de São Paulo (SP)
LEIA TAMBÉM
- Sofá: aprenda a escolher o modelo ideal para o seu lar!
- Painel na decoração? Escolha o móvel ideal para a sua casa!
- Papel de parede no banheiro? Veja como usar na decoração!