Quando se fala em festa em casa, é comum pensar em grandes gastos ou muita bagunça! Porém, foi-se o tempo em que fazer uma festinha – seja para você ou para os seus filhos – era sinônimo de trabalho em casa. Com muito planejamento, criatividade e boa vontade é fácil, fácil receber os amigos que você mais gosta em casa!
Prepare-se para receber os amigos
Para não se cansar muito, evite organizar a casa apenas no dia da festa. Durante a semana, já deixe tudo mais ou menos arrumado e, no último dia, fique apenas por conta dos detalhes finais. “Pensar com antecedência ajuda a evitar o estresse e previne muitos problemas na organização”, explica Linda Tavares.
Convide com moderação
Na hora de montar a lista de convidados, é importante pensar bem na quantidade de pessoas que vai receber. “Se você pensa em chamar cerca de trinta pessoas, é importante ter lugar para pelo menos vinte ficarem sentadas”, alerta a especialista em eventos.
Personalize tudo
Seja uma festa de adultos ou de crianças, um sinal de que tudo foi preparado com cuidado e carinho é a personalização. Embalagens diferenciadas dão um ar de decoração profissional às festinhas. “Apostar em bandeirolas, convites e rótulos de garrafas personalizados dá um efeito incrível para qualquer evento” diz Bianca Singer, uma das proprietárias da TagLab, empresa especializada em produtos personalizados para aniversários.
Dica de economia
Se você quer fazer algo mais simples e economizar na decoração, busque pela palavra “printables”, no Google. “É possível encontrar dezenas de imagens para decorar mesas e bolos, e muitas delas são totalmente grátis”, explica Linda Tavares.
Adultos x crianças
Muitas vezes pode rolar um aproveitamento do tema de festas infantis em encontros de adultos, desde que haja o devido cuidado. “Podemos adaptar alguns itens que seriam usados em festas de crianças, mas com cores e temas de adultos, como as saias de cupcake, bandeirolas e copinhos de doces”, explica Bianca.
Menos é mais!
Por mais que pareça tentador – principalmente nas festas de crianças – apelar para as cores e desenhos, a tendência hoje é de festas com menos elementos e mais estilo. “Com uma decoração mais pontual e alguns toques de cores que apenas façam referência ao tema da festa é possível ter um evento clean e superelegante”, finaliza Bianca Singer.
LEIA TAMBÉM
- Decore a casa para uma festa de Ano-Novo!
- Jantar em casa: 9 dicas práticas para recepcionar os amigos
- Faça uma festa de aniversário sem gastar muito
Consultoria: Bianca Singer, proprietária da Tag Lab; Linda Tavares, organizadora de eventos e personal organizer, linda.tavares.personal@gmail.com