Estão em alta os produtos de decoração sustentável feitos com madeira de reflorestamento, de demolição e com pisos laminados, que dão durabilidade e resistência aos móveis. Além disso, diferentemente da madeira comum, esses materiais são ecológicos e apresentam um preço mais acessível.
Decoração sustentável com caixotes
Para criar ambientes vivos e alegres, a decoradora e designer Sarita Ávila, de Ribeirão Preto (SP), desenvolveu móveis inspirados em caixotes de feira. “Não uso caixas de frutas, pois são fracas. Uso madeira pinus de reflorestamento, que é mais reforçada”, conta. Entre suas criações estão mesas de centro, criados-mudos e até uma estante.
Madeira de demolição em decoração sustentável
Muitas casas antigas – principalmente no sul do país – são feitas de madeira. Quando são demolidas, esse material é reaproveitado na criação de móveis ou vendido para marcenarias. O destino das tábuas pode ser a composição de painéis para paredes, como ocorre na sala assinada pela arquiteta Leila Dionizios, do Rio de Janeiro. “O painel de madeira de demolição foi escolhido cuidadosamente a fim de aquecer o ambiente, já que o piso da sala é frio”, completa a profissional.
Decoração sustentável com piso laminado
Pisos e carpete de madeira também possuem um substituto ecológico: os pisos laminados. Seu revestimento é feito com laminado melamínico, um material artificial que foi popularizado pelo nome de um dos seus fabricantes. No quarto assinado pela decoradora Claudia Brassaroto, do Rio de Janeiro (RJ), foram utilizados esse tipo de piso, que deixou o ambiente mais aconchegante!
LEIA MAIS
- Dê um efeito charmoso ao ambiente com papel de parede
- Tendência e dicas de decor moderna
- Ambientação para quem tem animais dentro de casa