Com a rotina cada vez mais caótica, é normal que as pessoas durmam menos. Porém, para emagrecer, dormir bem é tão importante quanto ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente. “Uma boa noite de sono ajuda a melhorar a sensação de bem-estar, o que dá mais disposição para a prática de atividades físicas e faz com que a pessoa atinja seu objetivo”, afirma Douglas Motta Calderoni, médico psiquiatra da clínica Sintropia. Mas os benefícios não param por aí!
Com um padrão de sono não adequado, ou seja, que fica aquém de sete a oito horas por noite, uma série de hormônios fundamentais para controle de saciedade e apetite ficam desregulados. Calderoni explica que existem estudos que evidenciam que as pessoas que não dormem o suficiente apresentam o índice de massa corporal maior do que aquelas que dormem bem.
Hormônios e sono
Enquanto estamos dormindo, o corpo produz hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo. Entre eles, está o GH, que é responsável pelo crescimento e pela manutenção do tônus muscular. Além disso, o GH evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e ajuda na prevenção de osteoporose.
Esse hormônio começa a ser produzido, aproximadamente, após meia hora de sono, então, quem tem o sono fragmentado sofre mais para sintetizá-lo.
Outro hormônio que tem papel significativo no nosso corpo é a leptina, que controla a sensação de saciedade. Segundo o médico, quem permanece acordado por muito tempo produz menos leptina e sente maior necessidade de ingerir carboidratos. A falta de sono também inibe a produção de insulina que, aliada à leptina, eleva a quantidade de cortisol no sangue, mais conhecido como hormônio do estresse.
É válido lembrar que, além dos benefícios para os processos de emagrecimento, uma noite bem dormida também melhora a memória, a capacidade de concentração, o raciocínio e o humor, as funções endócrinas, bem como controla a pressão arterial, reduz a ansiedade, entre outras vantagens.
LEIA TAMBÉM
- Receitas fáceis com crepioca para incluir no dia a dia e emagrecer
- Qual é a hora certa de malhar, comer doce, dormir e se pesar?
Texto: Redação Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado
Consultoria: Douglas Motta Calderoni, psiquiatra da clínica Sintropia.