Você conhece a sibutramina? Desde o ano de 1980, é possível encontrar no mercado esse medicamento, mas, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suas vendas aumentaram demasiadamente a partir de 2011, quando foram vendidas cerca de 3,7 milhões de caixas do remédio. Mas, afinal, como funciona?
“A sibutramina é uma medicação utilizada para o tratamento da obesidade, cuja ação se faz no sistema nervoso central”, explica Adriana Mendes, endocrinologista docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP). A substância funciona de duas maneiras diferentes: reduz a vontade de comer, dando a ideia de saciedade por mais tempo, além de manter o metabolismo acelerado por um período prolongado, resultando em um maior gasto energético.

FOTO: Divulgação
“Diferente das medicações usadas anteriormente para obesidade, essa substância tem um efeito maior na sensação de saciedade do que na de diminuição do apetite, de modo que pode-se ingerir uma menor quantidade de comida nas refeições”, reforça Adriana.
Assim, em tempos em que as pessoas buscam o emagrecimento por questões estéticas e de saúde, o medicamento se tornou muito popular, mas sua venda se tornou bastante restrita pois não é indicada para muitas pessoas. E, fique atento, trata-se de um remédio tarja preta que deve ser recomendado por um médico!
LEIA TAMBÉM
- Ansiedade: remédios visam restabelecer níveis de serotonina. Veja prós e contras
- Contra o estresse: remédio ou opções alternativas?
- Novo remédio para o tratamento do colesterol alto é aprovado pela Anvisa
Texto: Nathália Piccoli/ Edição: Érika Alfaro / Consultoria: Adriana Mendes, endocrinologista docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP)