Diversas culturas e religiões apresentam seres do bem e do mal que interferem, cada qual de seu modo, na vida da humanidade. Os cristãos os chamam de anjos e arcanjos; os budistas, de devas. Independentemente do nome dado, nos momentos de dificuldades, seguidores de diferentes crenças, religiões e doutrinas sabem que podem recorrer a eles, rezando ou fazendo oferendas. Na fé ortodoxa, há muitos desses seres abençoados que protegem os fiéis. Conheça um pouco mais sobre Jegudiel:
Arcanjo da coroa
Jegudiel faz parte dos sete arcanjos da tradição ortodoxa antiga, junto com Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Salatiel e Baraquiel. Apesar de não estar presente no Evangelho nem nos livros apócrifos, a Igreja Ortodoxa aceita sua existência, fazendo dele o único anjo não citado nas escrituras.
Sua crença data da Idade Média, quando o monge Amadeus Menez de Silva fez uma lista com sete arcanjos e, desde então, existem poucas representações, sendo as principais no Catolicismo. Jegudiel costuma ser pintado tendo o coração flamejante e segurando uma coroa, símbolo da recompensa por trabalhos espirituais realizados com sucesso.
LEIA MAIS
- Quem é o arcanjo Salatiel que faz parte da Igreja Ortodoxa?
- Azrael, o anjo que faz parte das tradições judaico-cristã e muçulmana
- Conheça Baraquiel, o anjo do amor e da luz
Texto: Karina Alonso/Colaboradora – Edição: Natália Negretti