Seres humanos extraordinários, espíritos avançados, almas abençoadas, cérebros privilegiados, superdotados… Estas são algumas das qualificações possíveis para descrever os maiores gênios da humanidade. Com inventos, descobertas e inovações, eles mudaram a sociedade, a maneira de pensar e até mesmo a vida na Terra. Confira o Top 10 da elite do conhecimento.
VEJA TAMBÉM:
Dia do Orgulho Nerd: 16 filmes e séries para comemorar a data
Albert Einstein
Quem foi: físico teórico alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos, dos séculos 19 e 20.
Importância: seu sobrenome virou sinônimo de genialidade. Além disso, a Teoria da Relatividade geral é um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Desenvolveu a fórmula E = mc², em que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado, a equação mais famosa do mundo.
Recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da teoria quântica. A intensa atividade intelectual resultou na publicação de muitos trabalhos, entre os quais os livros Por Que a Guerra?, em colaboração com Sigmund Freud, e O Mundo como Eu o Vejo.
Suas obras eram uma síntese do conhecimento sobre o mundo físico, levando a uma compreensão mais abrangente e profunda do universo
Galileu Galilei
Quem foi: físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano dos séculos 16 e 17.
Importância: é considerado um dos fundadores da ciência moderna tanto pelas inúmeras e fundamentais contribuições que fez para a física e a astronomia, como pelo pioneirismo na formulação do método experimental, que estabeleceu as diretrizes de todo o raciocínio científico posterior. Em sua obra Sidereus Nuncius (Mensageiro Sideral), defendeu a hipótese de Nicolau Copernico de que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário. Por isso, foi perseguido e processado pela Santa Inquisição e obrigado a negar publicamente suas ideias.
Galileu também estabeleceu as leis fundamentais da mecânica, ao descrever fenômenos como a inércia, contribuiu para o desenvolvimento de aparelhos importantes como o termômetro, o microscópio e o telescópio, além de ter deixado estudos pioneiros nas áreas de geologia, química e meteorologia.
Leonardo Da Vinci
Quem foi: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico italiano entre os séculos 15 e 16.
Importância: é autor de pinturas mundialmente famosas, como Mona Lisa e A Última Ceia. Deixou mais de cinco mil páginas com estudos nas áreas de anatomia, arquitetura, astronomia, botânica, geologia, geometria, mecânica e óptica. Foi ainda precursor de equipamentos como a bicicleta, o canhão, o submarino e o paraquedas. Com suas criações e obras, Da Vinci deixou um legado imensurável em relação à ciência e à cultura moderna.
René Descartes
Quem foi: matemático, físico e filósofo francês do século 17
Importância: é considerado o pai da matemática moderna, ao propor a fusão da geometria com a álgebra, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas. As duas áreas são referência até hoje no ensino das ciências exatas. Também é tido como o fundador da filosofia moderna.
Outra importante inovação para o pensamento científico foi o método cartesiano, que se vale de etapas e da racionalidade para chegar a ideias claras e distintas. Tal metodologia foi fundamental não somente para a filosofia, mas também para as ciências em geral.
Isaac Newton
Quem foi: físico, matemático e cientista inglês dos séculos 17 e 18.
Importância: em sua obra-prima, Principia Mathematica, publicada em 1687, expôs as teorias sobre a gravitação e os movimentos, que resultaram em leis da física válidas e aplicadas até hoje. Seu trabalho no campo da óptica é igualmente importante. Dedicou-se ainda a estudos sobre teologia, astronomia, filosofia natural e alquimia, de que particularmente era entusiasta. Não se casou e nem deixou herdeiros, mas seu legado para a Ciência é infinito.
Lavoisier
Quem foi: químico francês do século 18.
Importância: é considerado o pai da química moderna, especialmente por ter formulado a lei de conservação de massas, uma das maiores descobertas da química. A partir disso, o químico observou que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, sua frase mais famosa.
Lavoisier fez também descobertas essenciais para a ciência, como a de que a água não é uma substância pura, mas composta por dois elementos. Foi o primeiro a observar que o oxigênio era um dos componentes da combustão, derrubando a teoria do flogisto. Ele ainda descobriu o hidrogênio, um dos gases que compõem o ar atmosférico.
Thomas Edison
Quem foi: inventor e empreendedor norte-americano entre os séculos 19 e 20.
Importância: mais conhecido pela invenção da lâmpada incandescente, Edison deu muitas outras contribuições para a moldagem do mundo tecnológico atual, como a invenção do fonógrafo, que permitiu a gravação de músicas em dispositivos tecnológicos – é o precursor dos MP3 players e iPods. Suas ideias foram fundamentais para a estrada de ferro eletromagnética, o projetor de cinema, a embalagem a vácuo, a bateria de carro elétrico e a rede elétrica pelo método de corrente direta.
Também ficou conhecido como um grande empreendedor ao fundar o conglomerado Edison General Eletric, que transformou-se na empresa GE anos depois. Incansável, em vida, teve o registro recorde de 1093 patentes.
Ludwig van Beethoven
Quem foi: compositor alemão dos séculos 18 e 19.
Importância: é um dos compositores mais respeitados e influentes da humanidade. Sua obra foi fundamental para a transição do movimento clássico para o romântico, além de colaborar para o desenvolvimento de novas linguagens na música erudita. Compôs nove sinfonias, das quais destacam-se a Nona, talvez sua obra mais conhecida, a Quinta e a Terceira (também chamada de Heroica). Ironicamente, sofreu com a surdez, problema que gerou diversas crises pessoais, mas que não afetou sua criatividade.
Alan Turing
Quem foi: matemático, lógico e cientista da computação britânico do século 20.
Importância: consagrou-se com a construção de uma máquina que, seguindo um sistema formal, podia fazer inúmeras operações computacionais ao mesmo tempo. Devido a seus feitos na área, Turing é conhecido como o “pai da ciência da computação”.
As pesquisas iniciadas por Alan Turing ainda são questões estudadas por vários cientistas modernos. O computador, hoje, é um dos mais populares equipamentos eletrônicos e está presente em lares de todo o mundo. E deve a Turing o lançamento da pedra fundamental de seu desenvolvimento.
Stephen Hawking
Quem é: físico teórico e cosmólogo britânico, anda em atividade.
Importância: entre suas contribuições para a Ciência, destacam-se os estudos sobre os buracos negros, cálculos matemáticos e contribuições para a física teórica comparáveis às de grandes nomes como Albert Einstein e Isaac Newton.
Outro feito importante de Hawking é ter conseguido publicar livros de grande sucesso, mesmo escrevendo sobre complicadas teorias da Física Quântica. Nesse sentido, sua grande obra até o momento é Uma Breve História do Tempo, lançado em 1988, que se tornou um dos trabalhos de divulgação científica mais vendido dos últimos anos.
Texto: Fernanda Villas Bôas, David Cintra e Thiago Koguchi.
Edição: David Cintra