Conheça a história de Isabel de Castela, uma grande mulher que deixou um grande legado! Filha do rei Juan II de Castela, nasceu em 1451, no povoado de Madrigal, no centro da Espanha.
Seu pai faleceu em 1454, deixando Isabel órfã aos três anos de idade. Há poucos relatos sobre ela durante esse período, o que se sabe é que foram anos conturbados.
Os conspiradores do poder necessitavam coroar uma pessoa que fosse manipulável, foi assim que proclamaram Isabel “princesa das Astúrias”. Mas aos 17 anos, já conhecia os motivos da guerra ao seu redor e decidiu dar um “xeque-mate” nos golpistas, anunciando que iria se casar com Fernando, o segundo na fila de sucessão do trono de Aragão.
Importância
Isabel, junto de seu marido Fernando, promoveu o maior genocídio da história do país contra a população moura. Tomaram posse das Ilhas Canárias, situadas na costa africana.
Teve, também, papel importante nas viagens de descobrimento realizadas por Cristóvão Colombo.
Reconhecimento e legado
Pelo massacre, os dois ganharam um título de serviços prestados à Igreja Católica, além disso, em 1492, pelos seus “feitos”, a Espanha alcançou o posto de potência internacional. Também durante seu reinado, foi assinado o Tratado de Tordesilhas.
SAIBA MAIS
Ana Bolena: conheça a história da mulher que marcou a Reforma Inglesa
Joana D’arc: conheça a mulher que liberou a França de uma grande guerra
Hildegarda de Bingen: Conheça a história da santa alemã
Texto: Nathália Piccoli Arte: Guilherme Laurente