Muitas vezes, nos deparamos com frases, geralmente ditas por nossas mães ou avós, que nos fazem pensar: será mesmo? Conheça alguns mitos e verdades do dia a dia:
Sentar perto da TV faz mal
Mentira. Muita gente já deve ter falado para você não ficar perto da telinha. Antigamente, elas podiam prejudicar a visão, mas com a tecnologia atual, esse problema não existe mais. Mas as pessoas continuam acreditando nisso! A televisão não prejudica a visão, mas se você ficar muito perto pode ter dores de cabeça e ficar com os olhos cansados.
Raios não caem duas vezes no mesmo lugar
Mentira. Eles podem, sim, cair várias vezes no mesmo local. Isso porque os raios são atraídos por pontos altos e isolados, como prédios ou árvores. Então, um mesmo lugar pode ser atingido várias vezes. Por exemplo, o Empire State Building, em Nova Iorque, é atingido, em média, por 25 raios por ano!
O cabelo cresce mais no verão
Verdade. O cabelo cresce mais quando o tempo está quente, porque a temperatura da cabeça aumenta. Com o calor, a circulação do sangue flui mais rápido no couro cabeludo, o que faz o cabelo crescer mais forte e mais depressa. Estranho, né?
Existe carro que estaciona sozinho
Verdade. A responsável por essa façanha é uma tecnologia chamada Park Assist (ajudante de estacionamento, em português). Quando o carro tem essa tecnologia, é só o motorista parar ao lado da vaga e o volante do carro vira sozinho. Quem dirige só precisa engatar a ré. Demais, não é?
Se engolir o chiclete, ele gruda dentro de você
Mentira. Já disseram isso para você? É verdade que o corpo humano não consegue digerir o chiclete, porém, se você engolir um, ele não vai ficar colado no seu estômago. Depois de alguns dias, quando você for ao banheiro, o chiclete vai sair junto com os outros alimentos que não foram digeridos. Mas isso não quer dizer que podemos engolir o chiclete, ok?
VEJA TAMBÉM
Mitos e verdades sobre o câncer
10 mitos e verdades sobre comer à noite
10 mitos e verdades sobre a maternidade
Texto: Mariana Kohlrausch Revisão: Carolina Guidio Cachoni