A memória é como um departamento responsável por guardar dados fundamentais para realizarmos nossas atividades básicas diárias. Ela é indispensável para a evolução da espécie humana, já que é a responsável por nos ajudar a lembrar das coisas positivas e negativas que já passamos algum dia. Ter uma boa alimentação é fundamental para conseguir ter boa memória e concentração.
Segundo a neuropsicóloga Gislaine Gil, a melhor dieta a seguir é a do Mediterrâneo, que combina técnicas culinárias e alimentos das culturas da região do Mar Mediterrâneo. Além disso, ela indica comer peixes (salmão, tilápia ou sardinha), de três a quatro porções semanais; azeite extravirgem, duas colheres de sopa por dia; porções de castanhas, que podem ser nozes, castanha-do-pará e amêndoas; grãos como linhaça e chia; e vinho, rico em polifenóis e resveratrol, que protegem também o coração.
LEIA TAMBÉM
- Peixes mais indicados para o coração, cérebro, ossos e músculos
- 5 dicas para potencializar a memória e a concentração
Texto: Julia Prado Edição: Ana Beatriz Garcia Consultoria: Gislaine Gil, neuropsicóloga do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, e autora do livro Ensinar a Lembrar – Guia Prático Para Ajudar a Reconhecer e Melhorar Problemas de Memória