Arriscar, mudar o comportamento e a atitude são sempre momentos desafiadores da vida. Normalmente, bate aquele medo quando pensamos nas mudanças que certas escolhas podem acarretar. “O medo é o maior vilão quando estamos empacados e não conseguimos fazer uma escolha. Ele se alimenta do desconhecido”, afirma a coach Paula Abreu, especialista em desenvolvimento pessoal.
“O primeiro passo para vencer esse impasse é justamente jogar luz sobre o desconhecido, com o questionamento ‘o que eu vou ganhar se fizer isso?’ e ‘o que eu vou perder se fizer isso’? A partir das respostas, você começa a ter maior clareza sobre o que realmente você teme”, acrescenta a profissional.
Quando se entende que a vida, acima de tudo, é uma aposta – no sentido de se aventurar e se descobrir –, constantemente se pensa nas chances de algo dar certo ou não. E, dentro da margem de erro (imposta por nós mesmos), é fácil acreditar que os nossos sonhos e nossas vontades são improváveis e que as coisas vão dar errado. No entanto, toda escolha envolve um risco de perdas e ganhos. Então, não se engane: arriscar é necessário para alcançar metas e realizar sonhos.
A vida não permite atalhos. Cada história é única e cabe a nós ter coragem para trilhar o caminho que escolhemos, porque se cada um não viver seus próprios sonhos, outra pessoa o fará, e a frustração tomará conta. O risco maior é o da decepção e do arrependimento por não ter conseguido enfrentar o medo e se aventurar pela vida. Por isso, não podemos ficar no mesmo lugar e esperar resultados diferentes! Arriscar e mudar as atitudes são ações essenciais para uma vida cheia de conquistas.
LEIA TAMBÉM
- Arrisque-se: busque o caminho para a sua felicidade!
- Descubra os 10 segredos da felicidade
- 5 benefícios do perdão comprovados pela ciência
Texto: Nathália Piccoli / Edição: Érika Alfaro / Consultoria: Paula Abreu, coach especialista em desenvolvimento pessoal