Assim como os checapes preventivos são importantes para saber se o organismo está funcionado bem, alguns cuidados no dia a dia devem ser mantidos para garantir que a saúde mental esteja em dia. Principalmente das mulheres, viu?
De acordo com o estudo realizado pela entidade filantrópica Mental Health Foundation, no Reino Unido, uma entre cada cinco mulheres, dos 16 aos 25 anos, já apresentou algum problema psicológico. Os dados mostram uma incidência grande, sobretudo para uma faixa etária reduzida.
Ou seja, se a pesquisa considerasse outras idades, quão maior esse número seria? Essa reposta reforça a importância de mulheres cuidarem da sua saúde mental — e isso vale, inclusive, para quem não apresenta nenhum transtorno ou condição. Afinal, os cuidados são uma ótima forma de se manter saudável.
Mas, por que as mulheres?
"Muitas se dividem entre trabalho e as obrigações com a casa e os filhos, por isso o esgotamento físico e mental é tão evidente. No mais, as mulheres são mais afetadas por problemas psicológicos em relação aos homens. Esses, por sua vez, conseguem expressar melhor seus sentimentos através de comportamento disruptivo ou antissocial", argumenta a psiquiatra Maria Francisca Mauro.
E as pesquisas para comprovar essa tese não param, viu? Um levantamento feito pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP mostrou que o sexo feminino foi o mais afetado psicologicamente durante a pandemia da Covid-19. Conforme os dados divulgados, nesse contexto nacional, 40,5% das mulheres apresentaram sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.
10 cuidados com a saúde mental
A especialista destaca a importância de cuidar do emocional durante toda a vida, sobretudo para ter bons resultados a longo prazo, como ao chegar na terceira idade. Pensando nisso, ela elencou 10 cuidados essenciais com a saúde mental da mulher. Confira:
- Fale dos seus sentimentos com os outros.
- Mexa-se! Exercícios são ótimos, viu?
- Alimente-se bem.
- Não abuse do álcool, principalmente quando proibido ou para "escapar" dos problemas.
- Converse com seus amigos e familiares, inclusive quando se sentir sobrecarregada.
- Não tenha medo de pedir ajuda e nem de buscar profissionais.
- Faça pausas durante o dia.
- Faça algo que te agrade apenas para mimar a si mesma.
- Ame-se. Tudo começa pelo amor-próprio!
- Cuide dos outros — e se for um animalzinho adotado, melhor ainda!
Fonte: Maria Francisca Mauro, mestre em Psiquiatria e associada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).