Você já abriu o Instagram, se deparou com diversas ferramentas novas e não entendeu absolutamente nada? Se sim, saiba que você não está sozinho. Apesar de vez ou outra o Instagram divulgar as novidades nas suas redes sociais oficiais, em muitos casos, alterações ou inclusões são feitas na plataforma sem aviso prévio aos usuários.
Tal cenário é ainda mais recorrente quando falamos sobre os stickers ou figurinhas. As ilustrações, criadas pelo Instagram e que podem ser agregadas aos Stories, geralmente representam alguma data comemorativa ou acontecimento histórico. Mas o que acontece é que esses desenhos surgem, somem e ninguém entende o que eles querem dizer.
Em meados de abril, a confusão causada pelas figurinhas do Instagram foi tamanha que levou alguns influenciadores digitais, como a brasileira Hyatt Omar, a fazerem vídeos explicando que as mais novas adições da plataforma eram, na verdade, para representar o Ramadã, mês sagrado para os mulçumanos. Isso porque diversas pessoas passaram a usar as criações da artista bareinita Hala AlAbbasi sem saberem de seu real significado.
Embora as figurinhas do Ramadã tenham sido apresentadas por meio do perfil do Twitter da marca, não é isso o que acontece normalmente. No entanto, felizmente, existe sim uma forma de ficar por dentro de todas as criações de design da rede social, inclusive das famigeradas figurinhas. Através do perfil @design, que pertence ao próprio Instagram e conta com quase 900 mil seguidores, a empresa tem explicado a história por trás dos stickers que aparecem nos Stories e seus significados.
De acordo com a conta, as últimas criações adicionadas à ferramenta foram três desenhos, feitos pela ilustradora chinesa Dingding Hu, cujo objetivo é celebrar as comunidades de ilhas da Ásia e do Pacífico. “[Espero que os stickers] sejam usados para expressar amor e apoio, além de ampliarem nossa voz. Quero que todos sintam que pertencem a algo", disse a ilustradora ao Instagram (em tradução livre para o português).
Além das artes de AlAbbasi e Hu, o Instagram também já contou a história das figurinhas de vacinação, Noruz (Ano Novo persa), mês das mulheres, dia de Pi e Ano Novo Lunar.
Vale ressaltar ainda que entre os artistas convidados pela marca para a criação stickers, está a brasileira Aline Bispo, responsável por uma das cinco ilustrações pensadas para março, mês das mulheres. Ao Instagram, Bispo disse que sua ideia é que a figurinha transmita coragem e energia positiva. A artista também comentou querer "celebrar a força e a coragem femininas, lembrando que somos todos poderosos, independentemente de quaisquer limitações aparentes", uma vez que seu desenho representa uma praticante de yoga com deficiência em uma das pernas.
Se você gosta de ficar por dentro de todas as atualizações e tendências da rede social, fora a conta de design, uma outra forma de (tentar) acompanhar o Instagram é por meio do perfil @creators, que também pertence a marca. Outra opção ainda é acompanhar as publicações do Instagram em seus perfis oficiais no Instagram e no Twitter.