Para os apaixonados por livros, não há nada melhor do que entrar em uma livraria e passar horas se debruçando entre estantes à procura de bons títulos. Para tornar essa experiência ainda melhor, muitas livrarias apostam na segmentação como chave para o sucesso, oferecendo aos clientes acervos especializados que só podem ser encontrados nesses locais.
Além da curadoria atenciosa e preocupada com os interesses do leitor, muitas dessas livrarias também propõem um atendimento mais humano e a criação de espaços de convivência aconchegantes e convidativos - justamente para você nunca mais ir embora!
Assim, o Alto Astral selecionou 12 livrarias independentes e segmentadas espalhadas pelo Brasil. Com acervos que variam entre humanidades, literatura queer, negra e feminista, você não pode deixar de conhecer esses espaços! Confira:
São Paulo
1 - Livraria Gato Sem Rabo
Inaugurada em maio deste ano, a livraria Gato Sem Rabo é a primeira do Brasil com acervo de livros escritos somente por mulheres. A livraria conta com 1.700 títulos de 650 escritoras publicados por quase 200 editoras - de todos os campos dos saberes, principalmente, humanidades. Após a pandemia, o espaço ainda contará com uma cafeteria e um espaço para encontros.
Endereço: R. Amaral Gurgel, 338 - Vila Buarque
Funcionamento: Quinta a domingo, das 11h às 17h.
Contato: Instagram
2 - Livraria Africanidades
Com mais de 200 títulos, a Livraria Africanidades tem no acervo somente obras escritas por autores e autoras negras, com foco principalmente em literatura feminista. No catálogo estão presentes os mais diversos gêneros e autoras renomadas como Bell Hooks à autoras independentes como Maitê Freitas. Além de livraria, a Africanidades se propõe a ser um espaço cultural, sediando eventos como rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros entre outros.
Endereço: Rua Paulo Ravelli, 153 - Vila Pita
Funcionamento: O espaço físico está temporariamente fechado por conta da pandemia e as compras são somente online.
3 - Sala Tatuí
A Sala Tatuí é um espaço de publicações independentes e alternativas no centro de São Paulo, criado pela editora Lote 42 em outubro de 2014. O espaço conta com um acervo de obras dos mais diversos gêneros, de autores e editoras. Além de oferecer ao público a um espaço cultural multiuso, com cursos, exposições, clube de leitura, cine clube, palestras, entre outros.
Endereço: R. Barão de Tatuí, 275 - Vila Buarque
Funcionamento: O espaço físico está temporariamente fechado por conta da pandemia e as compras são somente online.
4 - LiteraRua
Com a missão de ampliar a voz de quem vive e escreve nas bordas de São Paulo, surgiu a livraria independente LiteraRua. Em funcionamento há mais de uma década, o espaço é voltado à obras de artistas, autores e autoras periféricas.
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 179 - Loja 4 - Limão
Funcionamento: Segunda à sexta, das 8h às 18h.
5 - Livraria Mandarina
Definido como um “refúgio” pelas donas Daniela Amendola e Roberta Paixão, a Livraria Mandarina atua desde 2019 com um acervo de mais de 6 mil obras da área de humanidades como filosofia, política, ciências sociais, psicologia e literatura estrangeira e brasileira - de autores independentes e consagrados. Além dos livros, o espaço ainda conta com atividades culturais.
Endereço: R. Ferreira de Araújo, 373 - Pinheiros
Funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 11h às 18h
Rio de Janeiro
6 - Livraria Casa da Árvore
Ocupando um espaço na Casa Omolokum (espaço voltado à valorização da cultura afro-brasileira através da comida, cultura e arte) desde 2020, a Livraria Casa da Árvore tem como foco principal um acervo de humanidades sobre temas como racismo, samba, história do Rio e do Brasil e religiões de matriz africana.
Endereço: Rua Argemiro Bulcão, 51 - Pedra do Sal - Casa Omolokum e Rua Almirante Gavião 6C - Tijuca
Funcionamento: Unidade da Tijuca - segunda a domingo das 10h às 18h; Unidade da Pedra do Sal - sexta a domingo das 13h às 20h
7 - Livraria Kitabu
A Livraria Kitabu é especializada em autores e temas que valorizem a história e a memória da população negra. No mercado há mais de uma década, a Kitabu também promove debates, mesas redondas e lançamentos dos livros de autores afrodescendentes e livros dentro da temática afro-brasileira.
Endereço: R. Visc. de Abaeté, 123 - Vila Isabel
Funcionamento: Consultar.
Bahia
8 - Queer Livros
A Queer Livros é uma livraria online com livros sobre racismo, sexualidade, estudos de gênero, estudos feministas, teoria queer e outros de ciências sociais e humanas.
Atendimento: Segunda à sexta das 13h às 18h e sábado das 10h às 14h.
Goiânia
9 - Livraria Palavrear
A Palavrear é uma livraria independente com um acervo voltado à área de humanidades, com destaque para as áreas de literatura, ciências sociais, história, antropologia e artes. O espaço também funciona como um polo cultural, sediando eventos como lançamentos de livros, clubes de leitura, mesas de debates entre outros.
Endereço: R. 232, 338 - Setor Leste Universitário
Funcionamento: Segunda-feira das 11 às 20h; Terça a sexta-feira das 10 às 20h e sábado das 9 às 13h
Santa Catarina
10 - Livrarista
A Livrarista é uma livraria online focada em obras sobre feminismo. Além da venda online, a Livrarista ainda conta com um clube de assinatura.
Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 18h
Porto Alegre
11 - Livraria Baleia
A Livraria Baleia é uma livraria independente voltada as literaturas de autoria feminista e antirracista e às temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos. O espaço também sedia eventos, cursos e atividades culturais.
Endereço: R. Cel. Fernando Machado, 85 - Centro Histórico
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 10h às 18h
12 - Livraria Taverna
A Taverna é uma pequena livraria com acervo especializado em artes, humanidades, literatura e publicações independentes. Os clientes ainda podem contar com atendimento personalizado no espaço físico e pelo site, para encontrar o título perfeito.
Endereço: R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 10h às 19h e sábados das 10h às 17h