A arquiteta Cyntia Sabát criou esta sala de apenas 16m² para o evento Morar Mais Por Menos e teve que encontrar soluções para tornar o lugar organizado e completo, sem perder o charme. Inspire-se nos artifícios usados pela profissional para tornar cômodos de metragem reduzida funcionais!
Rosé
O ambiente é, predominantemente, em cores neutras e rosa, priorizando os tons mais claros, o que torna a sala visualmente maior. Cyntia apostou, ainda, em espelhos para ampliar, mas alerta que, para esse efeito, a instalação precisa ser feita nos lugares certos.
Compartimentos funcionais
Atrás da parede do sofá, há um armário com trilhos que abrem para ambos os lados: na lateral direita ele armazena alimentos e produtos de limpeza e na esquerda serve como sapateira. Essa é uma boa maneira de aproveitar um cantinho, que seria perdido, para organizar itens essenciais.
Muita luz
A bancada na janela, que pode ser usada tanto como área de trabalho ou penteadeira, é uma ótima solução para aproveitar a iluminação natural. “Optamos por colocar uma marcenaria baixa ali para não atrapalhar a luminosidade”, destaca a arquiteta.
Mais barato!
Para economizar, Cyntia usou pouco revestimento nas paredes, apostando na pintura. Escolher cores que fujam dos tons neutros é uma maneira de trazer personalidade para seu ambiente sem gastar muito. Além disso, caso enjoe, é mais fácil mudar a decoração futuramente.
Projeto: Cyntia Sabát Arquitetura e Interiores, Rio de Janeiro – RJ
LEIA TAMBÉM
- Veja como é possível deixar qualquer sala confortável
- Apartamento pequeno: integre os cômodos e more bem em 42m²
- Fuja do aperto: com planejamento, o local ficou mais espaçoso