A mesa de centro é uma peça muito útil, que costuma ser utilizada como apoio para as atividades da sala de estar e de TV, mas ela também pode ser muito valiosa na decoração, sabia? Afinal, além de se destacar por seu design e acabamento, ela pode ser encontrada nas mais variadas formas e tamanhos, podendo se adaptar a diferentes ambientes e estilos de decoração.
E o melhor é que dá para decorar mais ainda a mesa de centro usando diversos tipos de objetos e enfeites, dependendo da sua preferência e do estilo do resto do ambiente.
Entre essas várias formas de decorar a mesa de centro, existem algumas que são uma aposta certeira para aproveitar ao máximo a estética que essa peça pode trazer para um ambiente. Veja cinco delas a seguir e escolha a que mais combina com a sua casa e o seu gosto pessoal:
Plantas e arranjos florais
Esse tipo de decoração é clássica e traz muita delicadeza e frescor para os ambientes. Porém, sempre que for utilizar plantas ou arranjos florais na mesa de centro é importante se atentar à altura deles. O ideal é que as decorações sejam posicionadas abaixo da altura da visão, para não atrapalhar quem está sentado conversando. Por isso, vasos mais baixos também são mais adequados nesse caso, viu?
“Colares” para casa
Os chamados “colares” da decoração são acessórios criados especialmente para serem utilizados sobre as mesas de centro da sala. Uma dica de ouro quando se trabalha com acessórios mais planos é misturá-los com outros adornos mais altos, para que a decoração da mesa não fique reta demais.
Mix de texturas
Misturar peças de vidro, madeira e cerâmica pode trazer bastante personalidade para a decoração, especialmente quando essa mistura também aparece no resto do ambiente. Uma técnica muito interessante nesse sentido é utilizar mesas de diferentes materiais e tamanhos juntas.
Livros de mesa
Viagens, moda, culinária, arquitetura, ciências, as opções de assuntos são infinitas. Basta escolher os seus preferidos e colocar livros que tenham essas temáticas sobre a mesa de centro para a decoração ficar ainda mais a sua cara.
Em alguns casos, menos é mais
Quando o cômodo em que a mesa de centro se encontra for muito movimentado ou houver a necessidade de que os móveis sejam trocados de lugar com frequência, adornos de metal com designs mais leves podem ser os mais indicados. Isso porque eles facilitam a mobilidade e a praticidade, podendo ser retirados de cima da mesa sem grandes dificuldades sempre que for necessário.
Fonte: Líder Interiores e Herman Miller.