Um jardim é capaz de alegrar qualquer ambiente da casa. Por menor que ele seja, plantas levam cor, vida e um ar mais puro para o dia a dia. Mas o que fazer quando se mora em um apartamento ou em locais com metragens compactas? Essa solução tem nome e sobrenome: jardim vertical. Seja em paredes internas ou externas, eles trazem charme a qualquer espaço e ainda contribuem para a redução da temperatura, da poluição sonora, do ambiente e do ar.
Para relaxar
Criar um ambiente de contemplação e descanso onde a família toda pudesse se reunir. Esse foi o objetivo da arquiteta e paisagista Rafaela Novaes ao projetar esse jardim vertical. “Interior e exterior se encontram nessa varanda de 15m² que é a transição da casa para a área de lazer”, conta.
Melhor opção
Levando em consideração a iluminação do local as Samambaias Americana, Paulista e a Azul foram as escolhidas para compor esse jardim vertical. “Por se tratar de um ambiente sob um pergolado, as folhagens foram as mais indicadas para este projeto”, explica a arquiteta.
Mais verde
Para trazer um pouco de natureza para dentro deste apartamento de 150m², o arquiteto Thiago Papadopoli apostou em um jardim vertical com as espécies Dinheiro em Penca, Tostão, Lambari Roxo, Véu de Noiva e Peperonia. “A ideia do jardim vertical é dar vida a todo o apartamento. Por esse motivo ele foi pensado de forma que pudesse ser visível de todas as áreas integradas”, explica.
Sempre em dia
Uma ótima ideia para manter seu jardim sempre lindo é apostar em um sistema de irrigação próprio, como foi feito nesse projeto. “Dessa forma, é necessário que a poda das plantas seja feita somente a cada dois meses”, conta o arquiteto.
Personalizado
Cansada de viver em um local que não refletia sua personalidade, mas limitada pelo fato de o imóvel ser alugado, a cliente buscava uma solução que não fosse permanente, mas que quebrasse o aspecto impessoal do apartamento de 24m². A saída? Um lindo jardim vertical! “Ele foi adotado para trazer frescor e humanização a um espaço que poderia facilmente se tornar frio e inexpressivo”, explica a arquiteta Simone Rocha, responsável pelo projeto.
Para receber
Como a cliente adora cultivar plantas e receber amigos em casa, Simone adotou estratégias para unir tais gostos. “Os painéis ripados, que apoiam os vasos de planta, são unidos por um banco de madeira junto à janela, elemento que ajuda a acomodar os convidados nos dias de recepção”, conta.
Também pode!
A dona desta varanda queria dar um toque de cor ao espaço de 20m², mas não tinha disponibilidade para cuidar de plantas vivas. A solução encontrada pelas arquitetas Juliana Oliveira e Natácia Melo, responsáveis pelo projeto, foram as mini samambaias permanentes de silicone. “Como são artificiais, elas necessitam apenas de limpeza com espanador e pano úmido, para não acumular pó”, explicam.
Em destaque
Elementos como as cores coringas, linho e bege no sofá, o uso de bastante madeira e a iluminação branda, deixam o verde das mini samambaias de silicone – material que imita perfeitamente o aspecto e o toque da planta natural – em evidência, criando um ambiente charmoso, aconchegante e, ao mesmo tempo, muito sofisticado.
Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Rafaela Novaes Arquitetura Paisagística, São Paulo (SP); Thiago Papadopoli Arquitetura, Santo André (SP); Simone Rocha Arquitetura e Design, Belo Horizonte (MG); Dominus Arquitetura e Interiores, São Paulo (SP)
LEIA TAMBÉM
- Casa florida: veja as melhores espécies para colorir seu jardim!
- Vegetação interna: saiba como ter um jardim dentro de casa!
- Ideias criativas para montar o seu próprio jardim sem gastar muito!