Quem disse que, para ter uma decoração sustentável, o cômodo precisa ter garrafa PET, pallet ou pneu exposto? Neste projeto de 20m², elaborado pela arquiteta Vanessa Figueiredo, é possível ter uma visão totalmente diferente da decoração ecológica e entender que é, sim, possível aliar a preocupação com o meio ambiente a um espaço aconchegante e estiloso.
Fazem a diferença
O telhado, os tecidos dos móveis — que são à base de PET e fibra de bambu — e as plantas compõem o arsenal de ideias sustentáveis da profissional para criar esta sala. “O telhado verde foi uma solução adotada para contribuir com o conforto térmico e acústico do local. A utilização de plantas nativas também é uma opção interessante, pois trazem leveza ao ambiente”, explica.
Horta na estante!
Feita com madeira ecológica, a estante possui uma horta biodinâmica, ou seja, uma estrutura que integra o cultivo de plantas com a produção de húmus e biofertilizante. É uma maneira de produzir alimentos e reduzir o descarte de resíduos orgânicos dentro de casa. A irrigação pode ser feita manualmente, uma vez ao dia.
Iluminação na decoração sustentável
Já pensou em usar lâmpadas de LED? Essa tecnologia é superior à iluminação convencional e pode gerar uma economia de 50% a 80% na energia. “Além disso, seu raio luminoso é livre de UV e de calor”, afirma a arquiteta. E não se esqueça de abusar da iluminação natural do ambiente!
Texto: Juliana Borges e Yara Lombardi/Colaboradora
LEIA TAMBÉM
- Decore o escritório com pallets!
- 5 dicas para ter uma lavanderia sustentável
- Aprenda a decorar com madeira de demolição