Além de ser imprescindível para melhorar a organização dos cômodos, a estante é um móvel que diz muito sobre as pessoas que moram na casa. Isso porque é nela que as pessoas colocam livros, objetos de memória afetiva e elementos decorativos que fazem parte da essência da família e refletem a personalidade de cada um.
De acordo com a planta da residência, as estantes devem ser projetadas de forma estratégica para atenderem tanto as necessidades do lar em si quanto dos moradores. Existem vários tipos de estantes, algumas mais modernas, com iluminações ousadas, e outras clássicas, que dão uma presença marcante ao ambiente.
Sendo assim, confira 8 projetos para se inspirar e desenvolver a estante perfeita para a família. Confira:
A arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em uma estante vazada nesse projeto para a sala de estar. Ela é todo em madeira pintada com laca metalizada, garantindo um tom aconchegante e moderno em simultâneo. Os nichos com fundo ripado dão um toque charmoso para o móvel!
Essa estante desenvolvida pelo arquiteto Michel Macedo, além de toda a sua funcionalidade, conta com nichos vazados, criando uma integração entre quarto e closet, e servindo como divisória de integração. Junto aos elementos decorativos e objetos pessoais, ela oferece mais personalidade ao ambiente, sem deixar a funcionalidade de lado.
Você quer uma estante multifuncional? Além do fator estético do décor, este móvel é prático e bastante funcional. Ao revestir toda a parede, ele garante um aproveitamento melhor do espaço, criando uma atmosfera aconchegante de biblioteca particular.
A arquiteta Bruna Souza optou por diferentes texturas, padronagens e iluminação na composição dessa estante. Com a iluminação para destacar os nichos em madeira, a profissional também colocou o cinza como base neutra no fundo do móvel. Uma estante cheia de prateleiras como essa é ótima para quem coleciona objetos afetivos.
Se você está atrás de um móvel para ambientes corporativos, esse projeto da arquiteta Daniela Barranco pode ser a solução! A profissional optou fazer uma estante com alguns nichos fechados, dessa forma foi possível usar a marcenaria também como apoio para guardar documentos e arquivos. Para trazer mais leveza, os nichos abertos contam com peças de decoração e livros, unindo utilidade e beleza.
Uma boa opção para enaltecer o móvel são os spots. É uma forma de iluminação indireta, utilizada para dar destaque a determinados pontos do comodo. O feixe de luz proporciona uma intensidade de iluminação que cria sombras e modela certos volumes em objetos, dando um efeito marcante em todo o ambiente.
Neste projeto, as portas de correr da estante foram a solução perfeita para atender a demanda do home office. Esse projeto permite que os itens de escritório sejam manuseados de forma prática e, quando não utilizados, guardados facilmente para garantir a organização do espaço.
Para quem procura algo com muita personalidade, esse móvel se destaca em qualquer comodo. Cheia de formas, cores e texturas diferenciadas, a estante é ótima para ambientes corporativos.
Consultoria: Daniela Barranco, Bruna Souza, Michel Macedo, Alessandra Gandolfi.