Quando queremos dar uma incrementada na decoração da nossa casa, os quadros são uma ótima escolha. Afinal, eles são muito diversos, existindo opções que podem combinar com cada tipo de ambiente e transmitir a personalidade de cada morador na decoração da casa.
Outra vantagem dos quadros é que eles não ocupam muito espaço, podendo ser usados em qualquer cômodo da casa, até mesmo nos menores, como os corredores. E, dependendo do caso, nem é necessário furar a parede para prender esse objeto de decoração, sabia?
Isso porque, quando os quadros são menores e mais leves, dá para colocá-los na parede com uma boa fita dupla face. Só não dá para fazer isso quando eles são grandes ou têm uma moldura de vidro, já que a queda desses tipos de quadros pode causar acidentes, viu?
Considerando todas essas vantagens dos quadros, separamos algumas ideias de como usá-los na decoração da sua casa. Confira:
Gallery wall
Gallery Wall é uma tendência de decoração na qual são usados vários quadros de tamanhos e molduras diferentes em uma mesma parede, às vezes junto com outros objetos, como espelhos. Além de deixar o ambiente bem interessante com um ar de criatividade, esse tipo de decoração também permite que você escolha vários desenhos diferentes para colocar na sua parede, sejam eles frases, ilustrações, paisagens, fotos ou imagens abstratas, por exemplo.
E não tem uma regra para a disposição desses quadros na gallery wall, viu? Vários padrões diferentes podem ser montados com eles, então isso fica à critério do que você achar mais bonito. Nesse momento, o que conta é a criatividade!
Fora das paredes
Quando a gente pensa em quadros, é inevitável que venha à nossa mente a ideia de pendurá-los em uma parede. Mas existem várias outras formas de usar esses objetos de decoração – e elas ainda têm a vantagem de não furar ou manchar as paredes.
Uma ideia é deixar os quadros sobre móveis, apoiando-os nas paredes ou em outros objetos, ou em cima de prateleiras. Existem até objetos específicos para apoiar quadros, como pequenos cavaletes decorativos ou outros tipos de apoiadores. Essa estratégia funciona principalmente para quadros menores.
Quadros que se complementam
Quadros que, quando colocados um próximo ao outro, se complementam e criam um desenho maior, são muito interessantes para quem quer inovar na decoração das paredes. As composições podem contar com dois, três ou até mais quadros, e sempre dão um toque de organização e elegância ao ambiente.
Além disso, existem quadros que se complementam de vários tamanhos, então a composição não precisa ocupar a parede inteira se você não quiser.
Personalização
Essa ideia é ótima para quem quer realmente imprimir a sua personalidade e seus gostos na decoração da casa. Afinal, nada melhor para atingir esse objetivo do que escolher você mesma as imagens que estarão nos seus quadros, não é mesmo? Existem lojas que fazem esses quadros personalizados com as fotos que você escolher, além de ser possível fazer quadros de papel à mão para colocar as imagens.
Na hora de escolher as imagens, vale a criatividade e o seu gosto pessoal, para que a sua casa tenha o seu estilo e as paredes fiquem exatamente como você quer.