Limpar bem o banheiro é uma tarefa que, muitas vezes, acaba gastando uma grande parte do nosso dia, não é mesmo? Afinal, essa é uma área da casa que precisa ser lavada com muito cuidado, considerando que é onde fazemos também a nossa própria higiene, e são muitos detalhes que precisam de atenção para que esse ambiente fique bem limpinho. Porém, é possível fazer uma limpeza mais rápida do banheiro no dia a dia, para que o trabalho mais pesado só precise ser feito de vez em quando.
Para isso, é preciso apenas seguir uma rotina prática e que possa otimizar o seu tempo, além de usar certos truques para uma limpeza um pouco mais rápida e eficaz. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a limpar o banheiro da sua casa sem gastar horas do seu dia:
Criar uma rotina
Essa é a dica mais importante para quem não quer passar tanto tempo de um dia limpando o banheiro, sabia? Isso porque, criando uma rotina bem planejada, é possível fazer limpezas menores e com uma maior frequência no ambiente, evitando assim ter que ficar horas e horas nessa tarefa.
Uma sugestão, nesse sentido, é separar algumas etapas rápidas que possam ser realizadas diariamente no banheiro e, juntas, gastarão apenas alguns minutos. Dar uma varrida básica no chão, limpar a pia e o assento do vaso sanitário rapidamente e esvaziar o cesto de lixo, por exemplo, são algumas tarefas que não demoram muito e podem ser feitas com bastante frequência.
Já etapas um pouco mais demoradas da limpeza do banheiro, como lavar o cesto de lixo e dar aquela esfregada no chão e nos azulejos, podem ser realizadas uma vez por semana. Algumas tarefas realmente trabalhosas, como tirar tudo de dentro dos armários para limpá-los por dentro, podem até ser deixadas para fazer apenas uma vez a cada mês.
Com esse planejamento, o banheiro estará sempre limpinho, o que também fará com que ele seja sempre bem mais fácil de lavar do que quando deixamos a sujeira acumular por um bom tempo.
Usar bem o tempo
Durante a limpeza do banheiro, existem algumas etapas que levam algum tempo para serem realizadas e durante as quais ficamos meio sem ter o que fazer. O desinfetante do vaso sanitário, por exemplo, precisa ficar agindo por ao menos 10 minutos depois que o colocamos.
Assim, pode ser uma boa ideia tentar fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Enquanto o desinfetante fica no vaso, por exemplo, dá para dar aquela limpada rápida na pia ou começar a varrer o chão, não é mesmo? Com isso, você vai economizar bastante tempo e terminar a limpeza bem antes.
Deixe o chão por último
Essa dica não vale apenas para o banheiro, mas para qualquer ambiente da casa que você vá limpar. Até porque, se você lavar o chão do cômodo primeiro, ele vai ficar sujo novamente quando você limpar o resto das partes do ambiente. Assim, deixar o chão por último na limpeza é uma dica de ouro para não acabar tendo o dobro do trabalho.
Escolher os produtos adequados
A escolha dos produtos e itens para a limpeza também é algo muito importante para que a faxina do banheiro possa ser mais rápida. Afinal, se o produto usado não for o mais adequado para determinada tarefa, ela pode se tornar muito mais complicada e difícil, não é mesmo?
Uma dica nesse sentido é usar um limpador multiuso em spray para as superfícies, uma vez que eles não deixam resíduos e são bem simples de aplicar. Já para algumas partes específicas do banheiro, como os ralos e o vaso sanitário, é importante optar por um desinfetante que tenha ação prolongada, para que o seu efeito dure por mais tempo.
Os espelhos e o box, por sua vez, precisam de produtos específicos para a limpeza desse tipo de superfície, então usar os mesmos produtos do resto do banheiro pode não ter o efeito desejado e ainda fazer com que você gaste muito mais tempo para limpar esses objetos.