Quem está por dentro de assuntos relacionados à casa e décor, sabe que a tendência vintage está com tudo no momento. Das clássicas vitrolas até as louças retrô: os elementos originalmente de época - ou até mesmo novos, mas com jeitão antigo - são cada vez mais cobiçados entre os apaixonados por arquitetura e urbanismo.
E todo esse burburinho em torno das peças vintage aumentou a oferta de itens dos mais variados, incluindo os originais de época. Para apostar no clássico estilo retrô de forma correta, confira três dicas de como dar um ar retrô à sua casa gastando pouco:
1- Economia com estilo
Se engana quem pensa que precisa necessariamente pagar pequenas fortunas por esses itens. É possível garimpar verdadeiras preciosidades por preços bastante atraentes. É comum encontrar móveis originais, de madeira maciça e com um design único, por preços bem mais em conta do que os de móveis novos.
2- Garimpo consciente
View this post on InstagramUma publicação compartilhada por Rachel | Retro Interiors (@bungalow_fifty8)
Segundo o Instituto Akatu, anualmente são geradas 79 milhões de toneladas de lixo no Brasil. Ou seja, além da questão econômica, optar por móveis e objetos usados é também uma escolha sustentável e consciente.
Seguindo esse critério, o melhor móvel é aquele que já existe, que já foi fabricado, e que está em boas condições para continuar a ser útil. E, ao optar pelo móvel usado, evita-se o descarte inadequado, prolongando a vida de uma peça de qualidade, das que não se encontra mais facilmente por aí.
3- Decoração diferenciada e exclusiva
É inegável que os móveis antigos trazem um ar de exclusividade ao décor. Como são “garimpados”, e não comprados em lojas que fabricam móveis iguais, imprimem ao ambiente um diferencial de exclusividade. Muitos itens conferem e dão um ar de história à casa.
Fonte: TAG2U, empresa paulistana especializada em decoração sustentável através da compra e venda de produtos usados.