Comprar roupas e montar looks é, sem dúvidas, a parte mais legal de curtir moda! Mas e sobre cuidar dessas peças? Lavar, passar e guardar é algo necessário, porém nem sempre fácil. Então, manter um guarda-roupa ou closet organizado pode ser um verdadeiro desafio para muita gente por aí.
Seja pela quantidade de roupas ou pelo pouco espaço, a organização, principalmente no inverno, com roupas maiores e mais grossas, tende a ser uma tarefa árdua. Além da dificuldade inicial em encontrar o espaço ideal para cada coisa, manter tudo em seu devido lugar por muito tempo parece ser praticamente impossível.
Sendo assim, como combinar organização com a correria do dia a dia e, de quebra, ainda conciliar móveis ou cômodos pequenos? A resposta é simples: com uma estruturação funcional e inteligente, priorizando o que é mais usado e acomodando tudo da maneira certa. Por isso, trouxemos algumas dicas da consultora em imagem e estilo especializada em estruturar guarda-roupas Cibelle Taques que revolucionarão a sua forma de organizar as peças. Confira:
O espaço disponível
Segundo a especialista, a organização correta mudará conforme a quantidade de roupas e espaço disponível. Nesse sentido, sua primeira dica é priorizar a estação do ano e, consequentemente, as peças que mais serão usadas naquele mês.
"Se você tiver um guarda-roupa que comporte tudo, vale deixar as da estação mais à mão do que as demais. No entanto, se o móvel não for espaçoso, o ideal é tirar de cena aquilo que não será usado, guardando em malas ou sacos a vácuo, por exemplo" indica a profissional de moda.
Então, nesse momento, guarde as roupas de banho e piscina, vestidos frescos e shorts em outro local, deixando mais espaço para os casacos, calças, moletons e tricôs. Tudo isso vai deixar seu armário, closet ou guarda-roupa bem funcional!
Cada coisa em seu lugar
Agora que você já tirou as roupas de calor que, por ora, não serão usadas, vamos ao passo seguinte. Assim como cada pessoa exige uma organização, cada peça pedirá uma arrumação específica. Além de garantir mais espaço livre, a consultora conta que, quando as roupas são guardadas da maneira correta, diminui a probabilidade de amassados e deformações. Confira como guardar cada uma delas por categoria:
- roupas de lã e fio: dobradas, pois o cabide poderá deformá-las;
- camisetas, casacos e calças: esses vão para o cabide, mas, lembre-se: uma peça por cabide, ok? Se precisar reaproveitar o objeto, aposte em, no máximo, duas regatas por unidade, pois mais do que isso dificultará a visualização.
Escolhendo o cabide ideal
Como mostrado acima, a maioria das peças deve ser penduradas em cabides. Portanto, escolher o modelo certo é fundamental para o sucesso da organização. Cibelle explica que cabides aveludados ocuparão menos espaço e conseguem impedir que as roupas escorreguem. Mas eles não são os ideais para tudo, viu? "Para casacos e peças mais pesadas, invista em cabides em madeira para não quebrarem com o peso da roupa", adverte.
Não deixe de conferir o vídeo abaixo:
Fonte: Cibelle Taques, consultora de imagem e estilo especializada em estruturar guarda-roupas inteligentes e funcionais.