Com um apê com espaço de 7m² na sala e uma cozinha de apenas 4,5m², o desafio da arquiteta Regina Segura foi acomodar os móveis do morador, um jovem solteiro, sem comprometer a circulação e a beleza do ambiente.
Aposte nas mudanças estruturais
A primeira intervenção foi a mudança da entrada do quarto para o centro da parede, que ajudou a dividir o espaço da sala em dois ambientes. Um bom marceneiro é fundamental para o sucesso do projeto, mas ter um detalhamento do projeto também evita erros durante a obra e, consequentemente, gastos desnecessários.
Ganhe espaço no apê
Na sala, já havia um nicho, onde antes estava instalada uma pia. “Usei esse espaço para instalar a geladeira que era volumosa. A bancada de refeições serve como apoio à pequena bancada da pia, no preparo dos alimentos e limita a área da cozinha”, lembra Regina. Sem paredes, os equipamentos e móveis volumosos foram alinhados de forma a priorizar a boa circulação.
Pode, sim!
Cores fortes, estampas e revestimentos decorados não são proibidos num ambiente pequeno. “Ao contrário, são muito bem-vindos para dar vida, humor e alegria ao espaço”, enfatiza a arquiteta. A dica é deixar a criatividade para os pequenos detalhes. A tinta Amarelo Sol, da Suvinil, foi usada no pilar para ‘acender’ a cozinha e valorizar as cadeiras escolhidas pelo morador, que são de plástico leve e empilháveis.
Sem exagero
Criar uma base clean e neutra permite inserir objetos de valor ao longo do tempo. “O morador preencherá os espaços com sua identidade e objetos que fazem parte da sua própria história. Cada um desses objetos tem volume e cores! É bem mais leve quando o cliente recebe um espaço livre de detalhes, para criar os seus próprios”, lembra a profissional.
Reinvente!
Regina Segura instalou a máquina de lavar roupa num pequeno nicho que sobrou no banheiro, aproveitando cada espacinho do apartamento. O uso de cerâmica apenas na área molhada do boxe e no chão ajudou a baratear o projeto.
Texto: Redação Alto Astral
LEIA TAMBÉM
- Apartamento pequeno: use cores neutras e móveis planejados
- Apartamentos pequenos: aposte nos móveis planejados
- Jardins pequenos para casas e apartamentos