Planejar um apartamento pequeno que fosse funcional para toda uma família de São Paulo foi a tarefa desafiadora da arquiteta Andrea Pontes. Para realizar o projeto, a arquiteta usou e abusou da mercearia sob medida, visto que é um ótimo recurso para quem quer aproveitar da melhor forma possível o espaço. Com todas as medidas da casa, Andrea entrevistou os moradores – um adolescente, uma criança e um casal – e, sabendo tudo o que o dono de cada espaço gostaria de guardar, planejou os móveis. Confira o resultado!
Ambiente divertido
Em menos de 8m², Andrea projetou um quarto para um adolescente que reúne dormitório, guarda-roupa e mesa para estudo. “Sob a cama feita sob medida há nichos, em que são possíveis dispor de caixas de fibra para organizar roupas de cama e banho, livros e cadernos”, explica. Em relação à paleta de cores escolhida, o amarelo transmite jovialidade e o cinza tem a função de neutralizar e equilibrar o colorido.
Cantinho da brincadeira
Por meio de nichos e móveis planejados, o quarto da menina apresenta guarda-roupa, mesa de estudo ou desenho, tapete para brincadeiras e porta-revistas, além – é claro – da cama. “O espelho na porta do armário tem a função de duplicar as imagens e dar a sensação de amplitude. E a mesa sem gavetas deixa a decoração mais leve”, revela Andrea.
- É importante planejar os móveis em uma altura adequada para que a criança consiga alcançar os objetos.
Ambiente relaxante
O desafio no quarto do casal foi encaixar a cama e o guarda-roupa que organiza o vestuário de duas pessoas. As portas de correr do armário espelhado ajudam a economizar o espaço e os criados-mudos em formato de nichos deixam o cantinho mais versátil e funcional para o dia a dia! “Nesse dormitório, usei tons mais sóbrios e neutros para trazer calma e aconchego”, comenta a arquiteta.
- O acabamento em MDF na cabeceira da cama e do armário deu um toque de sofisticação ao ambiente.
Espelhos e nichos
Assim como no restante do apartamento, nos banheiros foram dispostos espelhos de parede a parede, acima da bancada da pia, e também foram coladas caixas de vidro para servirem como nichos.
Área em comum
A cozinha e as salas de jantar e estar foram integradas para que o lugar pudesse ser melhor aproveitado. “Para não perder espaço, eu projetei um balcão tipo americano e, embaixo dele, nichos que servem para guardar pratos pequenos, garrafas de água, azeites e objetos decorativos”, conta Andrea.
Dicas da arquiteta
- Utilize eletrodomésticos que tenham mais de uma função, como uma máquina de lavar-roupas que funcione como lava e seca, ou então um micro-ondas que funcione como forno também;
- Os espelhos ajudam a ampliar os espaços, pois duplicam tudo que está ao alcance da visão;
- Em apartamentos pequenos, evite rebaixar o teto com forro de gesso. A dica para ter uma iluminação de destaque é usar trilhos de decoração com spots.
Texto: Bruna Giorgi
LEIA TAMBÉM
- Sala aconchegante: dicas de decoração para o ambiente principal da casa
- Cozinhas pequenas: dicas para decorar um ambiente amplo e moderno!
- Banheiro impecável: saiba como deixar o ambiente limpo e organizado!